top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

EDUCAÇÃO: MAIS UMA VÍTIMA DA COVID-19


Desde a publicação do Decreto que determinou a suspensão das aulas presenciais em março, o Colégio Fazer Crescer tem se preparado para o retorno das atividades presenciais. Nos dias seguintes ao fechamento, durante a preparação para a oferta das aulas em formato remoto, seguindo a determinação do Conselho Estadual de Educação, os professores iniciaram a busca, que tem sido incessante, por se reinventarem e oferecerem o melhor do ensino por intermédio dos recursos tecnológicos. Desse modo, o nosso projeto educativo permaneceu em marcha, mantendo o foco em proporcionar aos nossos alunos uma aprendizagem significativa e investindo para que eles mantenham-se estimulados, engajados e ativos.


A Organização das Nações Unidas – ONU, em publicação veiculada em 04/08/2020, no site da UOL, divulgou que “o planeta está enfrentando uma catástrofe de toda uma geração” devido à permanência das escolas fechadas durante a pandemia. A ONU defende que, com responsabilidade, “uma volta segura às salas de aula deve ser colocada como grande prioridade”. Segundo o Secretário-Geral, Antonio Gutierres, 40 milhões de estudantes estão fora das escolas, em um período crítico para o aprendizado, que é a pré-escola.

Educação: mais uma vítima da Covid-19


Sem a perspectiva do retorno imediato, mas pautado no surgimento de medidas sanitárias capazes de viabilizar este retorno, desde o início do mês de junho, o CFC se preparou, criando protocolos sanitários, com a análise e assessoria técnica do Dr. Filipe Prohaska, Diretor Médico da Infecto Associados do Recife.


Estamos preparados para retomar as atividades presenciais. Para a reabertura dos nossos portões, os alicerces serão a segurança da saúde física e socioemocional dos alunos cujas famílias optarem por enviar à escola. Comprometemo-nos, também, com a segurança acadêmica, viabilizada pelo formato remoto de qualidade, àqueles que optarem por permanecerem em suas casas.


Tendo cumprido todas as diretrizes traçadas pelo CNE por meio do Parecer nº 11/2020 no que diz respeito ao plano pedagógico e também para receber seus alunos, famílias, professores, colaboradores sob o plano sanitário, com a adoção de todas as medidas traçadas pelo protocolo de retorno divulgado pelo Poder Público, o CFC está preparado para o retorno às atividades acadêmicas presenciais.


Enquanto isso, entretanto, o Poder Público tem adiado a necessária tomada de decisões sobre o retorno das aulas presenciais. Compartilhamos com a vertente do Parecer nº 11/2020, exarado pelo Conselho Nacional de Educação do MEC que, em síntese, afirma que não é possível manter a vinculação de decisões únicas para os sistemas de educação público e privado quando eles têm características e especificidades absolutamente distintas.


Continuaremos a oferecer as aulas em formato remoto para permitir que as famílias decidam o melhor momento de enviar seus filhos à escola, em respeito às particularidades de cada caso, mas entendemos que o início da retomada das atividades escolares presencialmente é possível e necessária para nossos alunos e suas famílias.


Cabe ao Governo do Estado de Pernambuco definir quando as atividades escolares presenciais poderão ser retomadas. Entretanto, ao percebermos que as escolas privadas estão prontas para a retomada das atividades presenciais, cumprindo e até superando as recomendações das autoridades, não podemos ficar em silêncio diante da falta de posicionamento do Governo do Estado no sentido de permitir a reabertura dessas instituições.


Estamos prontos e contamos com o apoio de todos para o retorno das atividades presenciais.


A Direção

bottom of page