top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

Fórum de Profissões

Alunos do Ensino Médio dão início à jornada de conversas sobre o futuro profissional

Como acontece todos os anos, o Sope (Serviço de Orientação em Psicologia Escolar) do CFC costuma reunir profissionais experientes e renomados para conversar com os alunos do Ensino Médio sobre os desafios e as perspectivas das profissões e do mercado de trabalho, já que eles estão na última fase do Ensino Básico, aquela que antecede a entrada nos cursos superiores. “Este ano, a pandemia nos levou a repensar o formato do Fórum de Profissões”, diz Leandra Gueiros, psicóloga do Ensino Médio e a responsável pela coordenação do evento.


Juliana Coelho

Com as aulas presenciais suspensas em todas as escolas públicas e privadas de Pernambuco, a solução encontrada para que o evento pudesse ser realizado e os 130 alunos do Médio pudessem participar, foi a utilização da plataforma de videoconferências Meet. “Sempre chamávamos profissionais com anos de atuação no mercado. Desta vez, convidamos jovens talentos, profissionais que tiveram as mesmas angústias e dúvidas para decidir a área que seguiriam”, explica Leandra Gueiros.


O Fórum de Profissões do CFC é dividido em quatro encontros. Antes da escolha das profissões que são levadas para as palestras, a equipe do SOPE faz uma pesquisa com os alunos dos três anos do Médio para identificar quais áreas eles têm maior interesse. Este ano, a primeira palestra ocorreu na última sexta-feira, dia 24, com a Plant Manager da Jeep de Goiana Juliana Coelho, 31 anos, engenheira química. “Juliana foi a primeira mulher a assumir este cargo em Pernambuco”, acrescenta Leandra, e lembrou das dúvidas que surgiram na vida escolar dela antes de ingressar na Universidade Federal de Pernambuco.


Leandra Gueiros lembra que Juliana destacou três temas na palestra: aceitar desafios, nunca parar de aprender e ter humildade. “Achei a palestra muito inspiradora, principalmente por saber que uma pessoa bem-sucedida já teve dúvidas sobre a área onde queria atuar. Acho que isso me tranquilizou e aos meus amigos também”, observou Paulo Felipe, aluno do 2º ano A. Maria Cândida Pinheiro, aluna do 2º ano B, concorda com o colega. “Muito interessante saber como ela começou, apenas descobrindo qual a matéria da escola de que mais gostava e que melhor se encaixava na vida dela”.


Renato Costa

Nas próximas três semanas, dentro do horário das aulas das cinco turmas do Ensino Médio, outros convidados vão conversar com os alunos. Na próxima quinta-feira, dia 30, eles vão conhecer a história de Renato Costa, 29 anos, ex-aluno CFC, integrante da primeira turma de ensino médio do CFC que se formou em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e hoje é professor e mestre-doutorando na Universidade Queensland, em Brisbane, na Austrália.


Na quarta-feira 5 de agosto, será a vez do aluno de Engenharia da Computação da UFPE Levi Nóbrega, 22 anos, que é programador desde os 12 anos. Levi é medalhista de olimpíadas científicas escolares nacionais e internacionais e atualmente é CEO da Beyond Cloud, empresa de inteligência artificial e desenvolvimento de sistemas abrigada no Porto Digital. Aos 18 anos, abriu a primeira empresa para criar um aplicativo para a área de educação. Na última semana de agosto, o assunto do fórum será sobre saúde, mas o CFC ainda está em negociação com o profissional convidado.

bottom of page