top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

Educação bilíngue

CFC amplia programa que foi implantado na Educação Infantil em 2017


Recife, 23 de janeiro de 2020 - Todo início de ano letivo, o Colégio Fazer Crescer dá um passo à frente no projeto de avançar de forma ampla e moderna nos diversos seguimentos que compõem o mosaico da educação do século XXI, tanto do ponto de vista pedagógico e estrutural quanto tecnológico, cultural e socioambiental. Em 2020, o colégio amplia o Programa de Educação Bilíngue, dirigido às turmas da Educação Infantil - desde o Maternal 2 - até o 4º ano do Fundamental. “As pesquisas apontam para a necessidade dessa nova geração dominar a língua inglesa, além de revelar um maior desenvolvimento dos processos cognitivos dos alunos quando eles começam a ter contato com o novo idioma desde pequenos”, observa a professora Alessandra Medeiros, Coordenadora Adjunta da direção do colégio até o 5º ano do Fundamental.

A proposta bilíngue tem planejamento lúdico e direcionado didaticamente para que os alunos aprendam a segunda língua de forma contextualizada, de acordo com o projeto político pedagógico do CFC. “Na prática, já oferecendo a ampliação da carga horária para essas turmas, visando atender a um aumento na quantidade de horas do inglês sem comprometer o tempo de aula das outras disciplinas”, explica Alessandra. O turno da manhã funciona das 7h30 ao meio-dia, e o da tarde das 13h30 às 18h.


Para coordenar o programa, o CFC convidou a professora Anna Cecília Malheiros, pedagoga formada pela Universidade Católica de Pernambuco e especialista em psicopedagogia, educação bilíngue e bilinguismo pelo Instituto Singularidades, escola de ensino superior fundada em 2001, em São Paulo, com o objetivo de atender às novas necessidades de formação de professores e especialistas, diferenciando-se na aplicação de metodologias inovadoras e de articulação entre teoria e prática.

Anna Cecília é a única pedagoga com especialização bilíngue no Recife. “Estou muito feliz por assumir essa responsabilidade no CFC. Ao criar o Programa de Educação Bilíngue, o colégio vislumbra formar um cidadão multicultural, que seja capaz de acessar a diversos discursos”, explica ela. Justamente por ser um programa transdisciplinar, a grade de aulas da educação bilíngue estará enquadrada à grade do currículo regular do aluno. “Vamos trabalhar a língua inglesa como meio de instrução, de forma integrada com todas as outras disciplinas e de acordo com as faixas etárias dos segmentos que vão do Maternal 2 ao 4º ano do Fundamental”, finaliza.


bottom of page