top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

Brigadistas e socorristas recebem certificados

Equipe do CFC está apta para atender adequadamente em casos de urgência

Recife, 14 de dezembro de 2019 – Foi uma manhã para ficar eternizada na memória dos 70 brigadistas e socorristas do Colégio Fazer Crescer. Depois de três meses de treinamento, eles se reuniram para receber os certificados do curso de capacitação para atuarem em situações de urgência, como incêndios e acidentes com a comunidade escolar – não somente dentro das dependências do CFC, mas também em viagens e passeios promovidos pelo colégio. “Essa é uma oportunidade maravilhosa que estou tendo e que abracei com muita dedicação. O colégio demonstra que tem um olhar atencioso para a prevenção e isso é muito importante para o nosso dia a dia”, observa Tina Maria dos Santos, há 25 anos no CFC e hoje responsável pela portaria da unidade 1.

O treinamento teve início em setembro e foi concluído no fim de novembro. No total, o colégio capacitou 30 brigadistas e 40 socorristas para agir de forma adequada em casos de incêndios e acidentes (fraturas, cortes, pancadas, quedas, desmaios, engasgos etc), além de identificar possíveis riscos. Anderson Andrade, supervisor de disciplina, já teve a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu. “Foram duas situações emergenciais com alunos da Educação Infantil; um engasgo e um corte na cabeça de duas crianças. Geralmente elas sentem muito medo nesses momentos, sobretudo quando há sangue”, relata. Ele ressalta a importância de uma equipe preparada para essas ocorrências. “Juntos, agregamos um significado ainda mais forte ao atendimento”, finaliza.

A manhã não ficou restrita à entrega dos certificados. Na oportunidade, os funcionários do setor administrativo do colégio participaram de uma confraternização de fim de ano. Além de um almoço servido na quadra do ecoprédio e da troca de chocolates do Amigo Doce, eles ouviram a palavra do pastor Jaidson Araújo, da 1ª Igreja Presbiteriana do Recife. “Deus colocou em cada um de vocês habilidades e aptidões próprias e chamou-os para servir a esta comunidade escolar tendo conhecimento dessas aptidões e habilidades”, conclamando o entendimento deles justamente para os desígnios do Senhor.Conceição Lucena, supervisora administrativa e coordenadora da capacitação, agradeceu a todos pelo interesse deles durante as aulas e endossou a palavra do pastor. “Aqui o clima é de acolhimento e de amor. Vocês todos são bênçãos de Deus para o CFC, para os alunos, para os professores e para os pais. Sintam-se instrumento de Deus porque foi Ele quem os colocou aqui”, ratificou.

Lei Lucas - Com esta capacitação, o colégio cumpre as determinações da Lei Federal Lucas, de número 13.722, sancionada em 4 de outubro de 2018, que torna obrigatória a aplicação anual de cursos e treinamentos para formação de brigadistas e socorristas em escolas públicas e privadas de ensino básico do país (da educação infantil ao médio). A lei foi inspirada no caso do menino Lucas Begalli Zamora de Souza, 10 anos, que morreu vítima de asfixia mecânica por causa de um pedaço de salsicha servido no lanche de um passeio da escola, em setembro de 2017, em Campinas (SP). A partir de 2020, serão realizadas simulações com os alunos. “Não teremos sucesso se eles também não souberem como agir nesse tipo de situação”, destaca Conceição.

bottom of page