Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

Projeto Villa-Lobos

Cerca de 130 crianças emocionam pais e familiares em duas apresentações sobre a vida e a obra de Heitor Villa-Lobos


Recife, 20 de novembro de 2019 - Eles são alunos das turmas do 2º ano do Fundamental, com idades que variam entre 7 e 8 anos, crianças que revelam alegria, talento e envolvimento com dois dos mais belos segmentos da arte, a música e a poesia. “Durante todo o segundo semestre trabalhamos com eles, detalhadamente, a vida e a obra de Villa-Lobos, um dos músicos mais significativos do século XX na música clássica brasileira”, informa Lídia Santos, coordenadora do Ensino Fundamental 2 do CFC.

O projeto Villa-Lobos foi implantado no colégio com o objetivo não só de dar conhecimento histórico aos alunos sobre o compositor, que também era maestro, violoncelista, pianista e violonista, mas também despertar neles a sensibilidade e o interesse musical. “O projeto engloba todas as disciplinas e culmina na apresentação porque essa é uma forma de eles vivenciarem tudo o que estudaram”, explica a também coordenadora Ana Cláudia Bravo.

Para o repertório do espetáculo foram selecionadas 13 composições de Villa-Lobos, entre cantigas infantis e até música em inglês. “Recentemente percebi ainda mais fortemente a relevância do projeto quando uma mãe me procurou para dizer que não sabia que todas aquelas cantigas de roda que fizeram parte da infância dela eram de Heitor Villa-Lobos, ou seja, de alguma forma a criança une a família em torno do processo de resgate da cultura brasileira”, acrescenta Ana Cláudia. “Na minha opinião, esse projeto é sensacional! Um dos mais importantes do colégio, sobretudo neste momento de pobreza da música brasileira”, observa Teresa Maciel, jornalista e mãe de Sofia, 9, Vítor, 7, e Elisa, 4, todos alunos do CFC.

A apresentação contou com uma presença muito especial, o aluno do 3º ano do Fundamental, Heitor Oliveira, 8, que, além de reger todas as músicas apresentadas, fez uma participação tocando Trenzinho Caipira no acordeom. “Há dois anos estudo iniciação musical e este ano comecei a aprender a tocar piano”, diz ele empolgado com a apresentação. “Eu acho muito divertido ficar em cima de um palco me apresentando”, conclui o aluno que, por uma feliz coincidência, ganhou o mesmo nome do compositor. Heitor tocou acompanhado pelos pais, o advogado Isaac Oliveira (no órgão) e a psicóloga Cláudia Franca Oliveira (no caxixi). “Sou neto e filho de músicos profissionais, meu avô era trompetista e o meu pai pianista; eu toco desde os meus 16 anos”, diz o advogado e pianista pai de Heitor. Ele conclui relembrando que o filho já nasceu em um ambiente muito favorável e de valorização da música. “Ele ganhou esse acordeom da avó ainda muito pequenininho e logo começou a tocar de ouvido”.


Villa-Lobos – Heitor Villa-Lobos (1887/1959) nasceu no Rio de Janeiro e tornou-se o compositor sul-americano mais relevante de todos os tempos. Escreveu numerosas obras orquestrais, de câmara, instrumentais e vocais, totalizando mais de 2 mil obras até a morte. É considerado o principal responsável pela descoberta de uma linguagem musical particularmente brasileira, tornando-se o maior expoente da música no modernismo no Brasil. Suas composições trazem características das diversas culturas regionais brasileiras, com visível influência tanto pelas músicas folclóricas quanto por elementos estilísticos da tradição clássica europeia. Por tudo isso é que no dia 13 de janeiro de 2009 o Governo Federal instituiu a data do nascimento de Villa-Lobos, 5 de março, como o Dia Nacional da Música Clássica.




  • Ligue agora
  • Twitter - CFC
  • Facebook CFC
  • YouTube CFC
  • Instagram - CFC

Av. Santos Dumont, 1181, Rosarinho. Recife - PE • CEP 52041-060

© Colégio Fazer Crescer 2018. Todos os direitos reservados.