top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

O cinema visto pela perspectiva didática

Professores do CFC revisitam as competências digitais para levá-las à sala de aula

Cerca de 20 professoras e coordenadoras do Ensino Fundamental 1 estão participando, desde março deste ano, do curso Mídias Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, promovido pelo Colégio Fazer Crescer. O curso foi idealizado e está sendo ministrado pelas professoras Gilvanice Marques, a Gil, que ensina Geografia, e Luciene Silva, de biologia. “Já que a tecnologia faz parte da cultura do CFC e os nossos alunos são nativos digitais, não podemos deixar nossos professores à margem dos recursos tecnológicos”, explica Luciene.

O curso, que segue até 30 de novembro, está divido em dez aulas distribuídas três módulos:

1) Comunicação e educação; 2) Jogos virtuais e realidade virtual aumentada; e 3) Cinema, o desafio da sala de aula. “Achei fantástica a iniciativa do colégio porque as mídias sociais fazem parte do nosso dia a dia e com o curso temos a oportunidade de refletir sobre as possibilidades didáticas que o ambiente virtual nos oferece”, comenta a professora do 3º ano Karina Silva.

Ana Paula Serrano, professora do 1º ano, acrescenta a importância do curso sob a perspectiva da educação continuada do professor. “Está sendo incrível a experiência porque todos os professores precisam se capacitar permanentemente e a troca de informações entre nós tem fundamental importância para o nosso crescimento profissional”, observa. A professora Gilvanice Marques ratifica as palavras de Ana Paula. “Hoje, qualquer indivíduo tem que dominar as competências digitais sob pena de não entrar no mercado de trabalho. As mudanças estão ocorrendo de forma muito rápida e algumas profissões vão desaparecer”, alerta Gil.

Neste terceiro módulo, que teve início no sábado 26, a sala de aula ganhou um novo ambiente: o escurinho do cinema. A turma foi assistir ao filme Malévola dona do mal, dirigido pelo norte-americano Robert Stromberg, perito em efeitos visuais, e estrelado pela atriz e produtora Angelina Jolie. No longa-metragem, ultramoderno e repleto de efeitos computadorizados, foram analisados elementos sonoros e estéticos, como forma, fotografia, narrativa e efeitos auditivos. “Em uma aula desta, o cinema deixa de ser simplesmente cinema; podemos analisar diversos elementos didáticos, como por exemplo, a linguagem, a partir da perspectiva do filme e isso e isso é fantástico”, conclui a professora Karina Silva.

bottom of page