top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

O futuro das profissões

CFC participa do 4º workshop Algomais Educação

Recife, 3 de outubro de 2019 – A quarta edição do workshop Algomais Educação, realizado na manhã desta quinta-feira, no C.E.S.A.R. School, no Bairro do Recife, atraiu alunos e professores do Ensino Médio e cursos técnicos de 12 escolas municipais, estaduais e privadas do Recife e Região Metropolitana para um tema urgente que é o futuro das profissões. “Eu já tinha uma ideia de como as profissões estão mudando por causa da automação, mas foi muito importante vir aqui e ouvir de profissionais experientes informações sobre o futuro do mercado de trabalho“, destaca a aluna do CFC Beatriz Férre, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio.

No workshop, o colégio foi representado também pelo aluno Francisco Beltrão, 17 anos, da mesma turma de Beatriz, e pelos professores Kerley Muniz, de língua inglesa, e Matheus Maia, de biologia. “Os eixos temáticos do debate sobre o futuro das profissões estão sendo trabalhados nas aulas de inglês, uma vez que a maioria das pesquisas feitas neste sentido, é de organizações internacionais”, explica Muniz. Ele diz que essa é uma forma de levar o mundo real para dentro da sala de aula.

Durante toda a manhã, o Diretor Executivo de Educação do C.E.S.A.R. School Felipe Furtado traçou um panorama sobre tecnologia, inovação, automação, competências e habilidades para as carreiras do século XXI no Brasil e no mundo. “Conhecimento técnico apenas não basta. É fundamental que os profissionais do futuro sejam criativos, tenham pensamento crítico, capacidade de resolver problemas, saibam se comunicar bem, sejam colaborativos e tenham poder de adaptação”, observou Furtado. Ele acrescentou que o tempo de vida do que se aprende para fins de empregabilidade dura em média cinco anos, o que exige permanente aprendizado dos profissionais. “Segundo um estudo da Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), dois terços das crianças que hoje estão matriculadas no Ensino Fundamental, vão trabalhar em carreiras que ainda não existem”.

Outro dado de suma importância foi abordado pelo executivo. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, até 2055, cerca de 60% das atividades de trabalho serão substituídas no Brasil pela automação. “O Fórum Econômico Mundial revelou que 73 milhões de postos de trabalho devem sumir nos Estados Unidos até 2030”, acrescentou Furtado. Para finalizar, ele fez um sério alerta aos estudantes: “A geração que está nascendo agora vai precisar aprender continuamente durante a vida, por isso precisamos transformar urgentemente o ensino”.


Algomais Educação – O workshop é uma iniciativa da revista Algomais, que, há 14 anos, circula mensalmente em Pernambuco, sempre com reportagens, informações e personagens relevantes do estado. “Este workshop sobre educação já existe há quatro anos e o tema foi pensado justamente porque todas as profissões passam por grandes mudanças em função da tecnologia”, justificou Cláudia Santos, Editora Geral da revista.



bottom of page