top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

Dia Mundial da Limpeza

CFC engaja alunos em campanha contra o desperdício e o descarte incorreto do lixo

Recife, 20 de setembro de 2019 – Todos os anos, quatro bilhões de toneladas de lixo são despejadas em nosso planeta, e 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos sete oceanos que existem na terra. O prognóstico do projeto Teoria Verde, de educação ambiental, é que em 2050 haverá mais lixo no mar do que peixes. E foi justamente se vendo diante de um futuro tão drástico que o projeto se juntou ao movimento Limpa Brasil e resolveu aderir à maior ação cívica do planeta impulsionada pela tecnologia, que é a campanha do Dia Mundial da Limpeza, neste sábado, 21 de setembro. “As pessoas precisam entender que o problema do lixo é de todo mundo”, justifica o ambientalista Jean Peliciari, coordenador da secretaria executiva da campanha.

O Dia Mundial da Limpeza foi criado em 2008, na Estônia, mas o Brasil só começou a participar no ano passado, quando mobilizou 363 cidades e mais de 100 mil participantes em todo o país. Este ano, o CFC se engajou na campanha e levou alunos do Grupo 2 para fazer um mutirão de limpeza na praça Luís Ignácio Pessoa de Mello, adotada pelo colégio desde 2014. “Aproveitamos a data para estudar com os alunos o reaproveitamento do lixo, visando despertar neles a consciência sobre a importância de se preservar o meio ambiente, ensinando-os como reduzir o desperdício e a reutilizar os diversos tipos de materiais jogados fora todos os dias”, explica Kelly Vidal, coordenadora da Educação Infantil.

O objetivo da campanha é mapear todos os resíduos ilegais do planeta e envolver ao menos 5% da população mundial para limpar rios, lagoas, mares, parques, florestas, praças, ruas e avenidas em todos os pontos onde a ação ocorre. Em 2018, o movimento reuniu 18 milhões de pessoas de 157 países. Foram 36h de limpeza que teve início na Nova Zelândia e terminou no Hawai. No Recife, são dois pontos de encontro: às 9h, na praça do Derby, no centro da cidade, e às 14h, na avenida Boa Viagem, na Zona Sul. No CFC, além da coordenação da Educação Infantil, a ação foi organizada pela coordenadora de Sustentabilidade do colégio Denise Paranhos.


bottom of page