top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

Cultura da nossa gente

Turmas da Educação Infantil participam de encerramento do mês do folclore

Recife, 29 de agosto de 2019 - Foi um dia de muita alegria para os alunos das 16 turmas que vão do Maternal 1 ao Grupo 3 do Colégio Fazer Crescer. “Fizemos um resumo de tudo o que foi trabalhado neste mês de agosto dentro do projeto Cultura da nossa gente”, explicou a professora Kelly Vidal, coordenadora da Educação Infantil. As apresentações foram realizadas na quadra do colégio, nesta quinta-feira. Para cada turma houve um recorte temático. “Trabalhamos as cantigas de roda com os alunos do Maternal. Já com as turmas do Grupo 1, abordamos o frevo, dança que representa a cultura de Pernambuco”, acrescenta Kelly.

Além das duas abordagens supracitadas, os alunos do Grupo 2 mostraram os vários segmentos das artes cênicas, como por exemplo o teatro de sombras, o de mamulengos e o fantoche. Os alunos do Grupo 3 ficaram responsáveis por socializar com todos os colegas a experiência dos mercados públicos por meio das parlendas, que são versos com temática infantil e com rima fácil recitados em brincadeiras de crianças, a exemplo da estrofe seguinte: “Um dois / feijão com arroz / Três quatro / feijão no prato...”.

O projeto Cultura da nossa gente foi implantado no CFC há mais de dez anos com o objetivo de levar ao conhecimento dos alunos, desde muito cedo, as referências das crenças e tradições folclóricas de um povo, mais especificamente as diversas versões da cultura atávica do nosso estado. Os artesãos de brinquedos populares, confeccionados em madeira, mestres Fernando e Saúba (este último Patrimônio Vivo de Pernambuco) foram convidados para bater um papo com as crianças e levar a elas o universo lúdico das suas gerações ascendentes. Por meio desses artistas que resistem ao universo tecnológico, o CFC resgata junto aos alunos o entendimento de que o popular é história viva, não descartável nem ultrapassada.


bottom of page