top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

CFC e Celpe promovem ação educativa sobre o uso da energia elétrica

Alunos do Fundamental I e II participam de palestras em Unidade Móvel Educativa da Celpe.

O CFC recebe, pela primeira vez, até a próxima quinta-feira, dia 30, das 8h30 ao meio-dia, o projeto Aulas de Energia, que acontece em uma Unidade Móvel Educativa (UME) - uma espécie de caminhão - da Neoenergia/Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), instalado no estacionamento que fica em frente ao prédio do ensino Médio. O local está sendo visitado por alunos do ensino Fundamental I e II, que participam de palestras educativas com técnicos da Celpe.

A ação faz parte do projeto (Re)pensando o meu papel na sociedade através do cuidado com o meio ambiente, coordenado pela psicóloga do CFC, Gilza Oliveira, em parceria com a coordenação de Projetos Sustentáveis do colégio, Denise Paranhos. A atividade tem o objetivo de trabalhar a perspectiva do consumo consciente da energia elétrica, o meio ambiente e a eficiência e segurança no uso de equipamentos elétricos.

A supervisora do projeto na Celpe, Edvânia Nunes, explica que a Unidade Móvel Educativa funciona em um caminhão que se transforma em sala de aula climatizada, adaptada para desenvolver ações pedagógicas que visam sensibilizar professores, alunos e a sociedade quanto aos conceitos relacionados ao uso racional e seguro da energia elétrica. “ O espaço tem como proposta orientar sobre o consumo eficiente e seguro da energia elétrica, de forma lúdica e interativa, através de exibição de filmes e palestras. Além disso, os alunos conhecem, por projeção na maquete virtual, o funcionamento das usinas eólicas, solar e hidroelétrica. Mais de 36 mil pessoas já participaram do projeto, que foi implantado em 2008”, pontua.

Um tour virtual pela “Casa Eficiente” mostra aos alunos diversas maneiras de economizar energia, praticando o consumo consciente e evitando o desperdício. Os alunos ainda podem identificar os eletrodomésticos que utilizam maior ou menor quantidade de energia elétrica, além de aprender sobre os cuidados que todos devem ter ao carregar os aparelhos de telefone celular nas tomadas.

A coordenadora dos Projetos Sustentáveis do CFC, Denise Paranhos, ressalta que a ação acontece em comemoração à Semana do Meio Ambiente. “Sempre promovemos eventos educativos com o objetivo de conscientizar o nosso aluno sobre o uso racional da energia elétrica e também, sobre o uso da energia limpa. Atualmente, no ecoprédio, que possui um sistema de energia solar através das placas fotovoltaicas instaladas na cobertura do prédio, 43% da energia consumida vem dessa energia limpa”, observa.prédio, 43% da energia consumida vem dessa energia limpa”, observa.

bottom of page