Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

Técnico do Detran faz palestra no CFC

Ação faz parte do movimento Maio Amarelo para redução de mortes no trânsito

Com um custo anual de R$ 56 bilhões com mortos e feridos, o Brasil é um dos países do mundo mais violentos no trânsito. Em 2016, foram perdidas 27 mil vidas, segundo o levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Essa trágica realidade se agravou em 2017, quando 34 mil pessoas morreram em colisões nas cidades e estradas do país. “As mortes no trânsito são evitáveis. Uma redução de 5% na velocidade do seu carro, por exemplo, diminuiria em 30% o número de acidentes fatais”. O alerta foi dado pelo gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE, Ivson Correia, dentro da programação do movimento Maio Amarelo, na segunda-feira 20, para 39 alunos do 3º ano do ensino Médio do CFC.

O trágico prognóstico de 1,9 milhões de pessoas mortas no trânsito em todo o mundo até 2020, eleva a importância desse tipo de ação junto aos adolescentes. “O colégio trabalha o tema o ano inteiro, logo nos primeiros anos do Fundamental, mas nessa faixa etária a relevância cresce porque todos aqui terão a habilitação em breve”, observa Amenaide Pessoa, coordenadora do ensino Médio. “Essas ações geram o engajamento dos alunos e facilita o aprendizado”, completa Denise Paranhos, coordenadora de Projetos Sustentáveis do CFC.

Breno Araújo, 17, e Nicolle Gattas, 16, saíram empolgados da palestra. “Achei bem inteligente a analogia do tema com os super-herois”, justificou o aluno, que já planeja ter a habilitação logo que fizer 18 anos, em abril de 2020. “Eu também gostei muito porque ele trouxe a temática do trânsito de maneira bastante acessível e isso fez com que nos sentíssemos próximos da realidade”, finaliza Nicolle.

Maio Amarelo - é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, com o objetivo de colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, estimulando a participação da população, de empresas, dos governos e entidades. No dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Por conta disso, o mês de maio se tornou uma referência mundial para uma análise geral das ações que o mundo inteiro realiza. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), se nada for feito, em 2020 cerca de 1,9 milhões de pessoas devem morrer no trânsito no mundo inteiro, e a perspectiva desse número aumenta em 2030, quando são estimadas 2,4 milhões de mortes. Durante esse período, entre 20 e 50 milhões de pessoas vão sobreviver aos acidentes, mas terão sequelas.

  • Ligue agora
  • Twitter - CFC
  • Facebook CFC
  • YouTube CFC
  • Instagram - CFC

Av. Santos Dumont, 1181, Rosarinho. Recife - PE • CEP 52041-060

© Colégio Fazer Crescer 2018. Todos os direitos reservados.