top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

XXIV Olimpíada CFC

Abertura reuniu, no Clube Português do Recife, cerca de 500 alunos do colégio

Um pelotão formado por atletas que foram destaque em competições esportivas circulou pela quadra do Clube Português do Recife, no bairro das Graças, zona central da cidade, com a tocha que marcou a abertura da XXIV Olimpíada CFC. “Os jogos são uma ótima oportunidade de termos uma aproximação ainda maior com os nossos colegas, de relaxar e de refletir sobre a nossa amizade”, acredita a atleta Maria Luiza Siqueira, 14, aluna do 1º ano do ensino Médio, honrando assim os princípios dos jogos olímpicos, que são a paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos. Em 2018, ela foi terceiro lugar em duas competições: no Campeonato Pernambucano de Atletismo e nos 75m rasos dos Jogos Estudantis Brasileiros (Jebs).

Mas este ano, a abertura da olimpíada teve um protagonista especial, o aluno Guilherme Fentes, 11, do 6º ano C, que também circulou com a tocha e arrancou aplausos intermináveis de uma arquibancada lotada. Diagnosticado como portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a participação dele tem um significado: “superação”, é o que diz categoricamente a nutricionista Deírdre Fentes, mãe de Guilherme. “Não encontro outra palavra para definir a participação dele na abertura da olimpíada e isso só foi possível graças ao trabalho que está sendo desenvolvido pelo CFC junto a Guilherme”.

Esporte: desafio e superação – Este foi o tema escolhido pela coreógrafa e organizadora do espetáculo de abertura da olimpíada, Nathália Sena. “Minha inspiração foi a história dos jogos olímpicos. Quis que os alunos vivenciassem os princípios das olimpíadas, sobretudo a possibilidade de inclusão de todas as pessoas no esporte”, justifica. Ao lado da coreógrafa Isabel Melo, ela contou a história dos jogos olímpicos desde a sua primeira realização, no ano de 776 a.C., na Grécia.

O evento de abertura da Olimpíada CFC correu na quarta-feira 3, às 19h. Até a terça-feira 9, todos as competições serão realizadas na quadra do colégio. Participam dos jogos alunos do 6º ano do ensino Fundamental ao 2º ano do Médio. No total, são quatro modalidades: futebol, handebol, basquete e vôlei.



bottom of page