top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

Festival Vox

No CFC, o tema abordado pelos alunos foi a transformação social


Cerca de 56 alunos dos 1° e 2° anos do ensino médio participaram do Festival Vox, na última quinta-feira, dia 29, às 9h, no auditório do ecoprédio. Eles puderam aprender, de forma teórica e prática, sobre empreendedorismo social e as suas competências. Realizado no Recife há cinco anos, o Festival Vox é voltado à inovação social. Desde o ano passado, ocupa escolas, espaços de economia criativa, bares, cafeterias, restaurantes, universidades, cinemas, ONGs, parques e outros equipamentos, com o objetivo de discutir novos olhares para problemáticas sociais, realizando a união da sociedade pelo bem comum.


Pedro Verda, diretor Educacional do Porto Social, explica que a proposta do festival é mobilizar e envolver as pessoas para que se fale e se discuta a transformação social. “Na dinâmica dessa manhã, vamos explicar aos alunos o que é o empreendedorismo social e como ele pode acontecer na prática. Vamos ensinar também a unir ideias que possam gerar lucro, mas que tenham um propósito”. Verda explica que os projetos nascem nas chamadas incubadoras e, após amadurecerem e se fortalecerem, podem ser inseridos no mercado. “Durante esse processo, podemos desenvolver com os alunos diversas competências como altruísmo, criatividade, liderança, autonomia. Utilizamos metodologias ativas e de inovação social para promover ambientes de aprendizagem nos quais possamos colocar as pessoas como protagonistas das ações desenvolvidas”, explica.


Para o aluno Luís Felipe Holanda, 14, do 1° ano, a iniciativa do CFC em trazer o Vox para dentro do colégio é muito importante porque, segundo ele, há pessoas que têm várias ideias para ajudar os outros, mas não sabem que iniciativas devem ter. “É importante que a gente possa entender e concretizar nossas ideias. Eu, por exemplo, gostaria muito de desenvolver algo que unisse educação ambiental e inclusão social”, confessa.

bottom of page