top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

Plantando vida, colhendo saúde

Alunos participam de ações educativas sobre alimentação saudável

Dentro das atividades do movimento Setembro Vermelho, que alerta sobre o alto índice de doenças cardiovasculares na população, alunos da educação Infantil e cerca de 70 alunos do 1° ano do ensino Fundamental participaram do plantio de árvores frutíferas, no telhado verde do ecoprédio, na manhã desta quarta-feira, dia 26. Além disso, alunos do 2° ano do ensino Fundamental participaram de uma palestra sobre alimentação saudável com a nutricionista da Canteen, Simone Cunha.

Segundo a coordenadora dos projetos sustentáveis do CFC, Denise Paranhos, as espécies foram plantadas em grandes vasos onde vão poder crescer e se desenvolver. “Escolhemos espécies frutíferas para incentivar o consumo de frutas. Portanto, teremos frutas como o limão, abacate, pitanga, acerola, caju e outras espécies, que poderão ser colhidas no momento certo”, explicou. A primeira árvore a ser plantada pelos alunos do 1° ano foi o abacateiro. A professora Jaqueline Gomes falou um pouco sobre a fruta para as crianças. “ O abacate é rico em ômega 3, que é bom para a nossa memória, e podemos consumi-lo de várias formas”. Para Jaqueline, a aula prática é importante porque possibilita ao aluno conhecer a natureza, ter contato com a terra, conhecer as espécies de árvores e ter acesso a uma alimentação saudável.

Os alunos da educação Infantil plantaram uma pitangueira. A professora Danielle Nogueira explicou que a turma está estudando os biomas do Brasil e a aula prática estimula o aprendizado. “A aula nos possibilita trabalhar as questões ambientais, éticas e cristãs, e dá a oportunidade para o aluno vivenciar na prática o que ele aprende na sala de aula”, avaliou.

Ainda pela manhã, os alunos do 2° ano do ensino Fundamental participaram da palestra com a nutricionista da Canteen, Simone Cunha, que explicou, na ocasião, todo o processo da pirâmide alimentar. “ Na base, encontramos as massas, grãos e pães que nos fornecem energia. Logo acima, temos os alimentos reguladores que são as frutas e verduras. Depois vêm as proteínas como o leite de vaca, carne vermelha, ovos e leguminosas. No topo da pirâmide estão os alimentos que devemos evitar, com altos níveis de açúcar e gordura”, ressaltou. A nutricionista explicou que o sal faz mal ao coração e que é recomendado o consumo de uma colher de sopa rasa, apenas, por dia. “Batatas industrializadas, biscoitos recheados, achocolatados e pipoca de micro-ondas são alimentos nocivos à saúde por conter alto índice de gorduras e devem ser evitados”, aconselhou.

bottom of page