top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

O CFC promove ações para alertar sobre as doenças cardiovasculares

O CFC deu continuidade às ações do Setembro Vermelho, movimento que alerta sobre o alto índice de doenças cardiovasculares na população, na manhã dessa terça-feira (11), no auditório do Ecoprédio. Alunos do 5° ao 9° Ano no Ensino Fundamental, puderam aprender a identificar os sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou de uma Parada Cardiorrespiratória (PCR) e a forma correta de realizar os primeiros socorros, com o objetivo de minimizar possíveis sequelas.

Os alunos assistiram a uma palestra sobre o tema com as estudantes do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), Camila Coutinho e Rita de Cássia Oliveira, que fazem parte do projeto Conhecimento Salva Vidas. Segundo Junia Lira, que também participa do projeto, ele é baseado em uma experiência bem-sucedida da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. “O objetivo é orientar alunos de escolas públicas e privadas a agirem corretamente diante de uma parada cardíaca ou de um derrame cerebral. A pronta ação diante de uma dessas situações aumenta significativamente a sobrevida das vítimas. Com o projeto, os alunos participantes adquirem conhecimento para salvar vidas”, ressaltou.

Foi explicado, de forma minuciosa, o passo a passo para a realização dos primeiros socorros em caso de parada cardiorrespiratória, como chamar pelo nome da pessoa, fazer a massagem cardíaca, e ligar para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), através do número 192. Caso haja no local um desfibrilador externo automático (DEA), equipamento que realiza choque na vítima, ele deve ser usado. Vale ressaltar que o desfibrilador tem seu uso obrigatório em lugares com circulação acima de 4 mil pessoas por dia.

Durante o evento, foi explicado também como reconhecer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). As dicas são: peça para a pessoa sorrir, pois um lado da boca pode estar torto, em caso de AVC; peça para a pessoa lhe abraçar, pois se houver dificuldade de elevar os braços, a pessoa pode estar sofrendo um AVC; peça para ela falar uma frase ou uma música, pois se houver dificuldade na fala, pode-se reconhecer a possibilidade do AVC; e por fim, caso alguns desses sintomas aparecerem, deve-se ligar imediatamente para o Samu.

Para a aluna do 7° ano, Ellis Gattás, de 12 anos, o evento foi bastante esclarecedor. “É importante porque a qualquer momento alguém pode ter uma parada cardíaca ou um AVC na sua frente e você pode salvar a vida dela. É importante saber também decorado o número do Samu”, disse. A coordenadora dos projetos sustentáveis do CFC, Denise Paranhos explicou que, após as ações, os protótipos feitos de materiais recicláveis, pelos alunos, já têm um destino certo. “Vamos doar os bonecos à Universidade de Pernambuco, pois essa ação também será realizada nas escolas públicas”, finalizou.

bottom of page