top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

Campanha antibullying

CFC atua em prevenção e combate ao bullying

O bullying é um termo da língua inglesa que se refere a atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são realizadas por uma ou mais pessoa, causando dor e angústia naquele que sofre a agressão. O CFC trabalha o tema cotidianamente, nas ações dos profissionais que acompanham os alunos. A coordenadora do ensino Fundamental, Ana Paula Lombardi, conta que, no semestre passado, os alunos do 3° ano participaram da palestra Bullying, o que é isso?, ministrada pela psicóloga Sheila Speck. “Também tivemos o momento do abraço amigo, quando alunos das turmas de 1° aos 3° anos escreveram mensagens de boas-vindas para os amigos. Eles também puderam ouvir músicas que falam sobre amizade, como Amigos do Peito, do grupo Balão Mágico, e Dentro de um Abraço, do Jota Quest”.

Lídia Santos, também coordenadora do ensino Fundamental, explica que em situação de conflitos entre amigos ou em algum tipo de tratamento inadequado, a coordenação e o setor de psicologia do colégio sempre atuam junto ao aluno, promovendo conversas com o grupo, a fim de estimular reflexões que gerem mudança de comportamento. “Tais ações são muito eficientes e trazem resultados positivos e imediatos. Outra ação importante foi promovida pela equipe bilíngue do CFC, que trabalhou histórias relacionadas a temas que abordam o respeito e a gentileza”, ressaltou.

A psicóloga Gilzacarla Oliveira, que atua junto aos alunos do 7° ao 9° anos, explica que a campanha antibullying é muito abrangente e tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre os prejuízos e as consequências causadas pelo bullying e pelo ciberbullying – que é o bullying no ambiente virtual -, transformando os alunos agentes multiplicadores no combate à prática. “No 7° ano, trabalhamos os temas relacionados ao respeito, reciprocidade e responsabilidade. Os alunos participaram de dinâmicas de grupo, assistiram a vídeos e produziram um cordel sobre o tema”, informou. Segundo ela, nos 8° e 9° anos, são abordados temas como moralidade, ética, amor incondicional, entre outros. “Os alunos criaram um site, que tem entrevistas de vários psicólogos sobre o tema. O objetivo é transformar, posteriormente, o site em aplicativo”. Para conhecer o trabalho dos alunos acesse: https://sites.google.com/cfcvirtual.com.br/ofalador/o-diagn%C3%B3stico-da-escola?authuser=0

A psicóloga ainda ressaltou que na primeira quinzena de setembro, os alunos dos 8° e 9° anos vão realizar uma pintura sobre o tema, no muro da quadra do prédio do ensino Fundamental. “Eles já começaram a desenvolver alguns desenhos em sala de aula”, antecipou. Etevania Oliveira, psicóloga do 4° ao 6° anos, diz que a campanha antibullying promovida pelo CFC permite a participação dos alunos não só como ouvintes, mas, sobretudo, estimula-os a produzir, por meio do conhecimento e das experiências, um rico material. “Com desenhos, construção de murais e peças de teatro, vamos estimulando o aluno a refletir, se conscientizar e ressignificar alguns conceitos e valores”, finalizou.

bottom of page