top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

Semana da cultura popular

Alunos do 1° ao 3° anos do ensino Fundamental participaram de evento promovido pelo CFC.

Na semana da cultura popular, o CFC recebeu duas ilustres visitas, o mestre Nado, que é um conhecido e respeitado oleiro pernambucano, ou seja, aquele que produz objetos em cerâmica, e a contadora de histórias Beth Cruz. O encontro aconteceu para os alunos do 1° ao 3° anos do ensino Fundamental, da manhã e da tarde, no ecoprédio do Fazer Crescer.

O mestre Nado nasceu em Olinda e dedicou-se a fazer quartinhas de barro, que são pequenos potes para armazenamento de água. Porém, quando a geladeira chegou ao Sertão, a produção dos potes diminuiu e o artesão começou a confeccionar ocarinas, que são instrumentos de sopro, em forma de globo, feitos por terracota, porcelana ou pedra. O mestre Nado esteve nas salas de aula, e conversou com os alunos, que puderam ver de perto como funciona a roda (ou torno) de oleiro, equipamento utilizado para produzir as ocarinas.

A pedagoga e contadora de histórias Beth Cruz apresentou aos alunos as parlendas, que são rimas criadas para divertir as crianças e que são muito utilizadas no folclore brasileiro. Para Beth, a principal ferramenta de um contador de histórias é estimular a criatividade e o pensamento crítico nas crianças. “As narrativas influenciam muito no desenvolvimento da linguagem oral, da escrita e do incentivo à prática de leitura”, explicou. Para a coordenadora do ensino Fundamental, Ana Paula Lombardi, a iniciativa é muito válida. "É importante que o aluno conheça a cultura popular não só pelos livros, mas vivenciando, como estamos fazendo agora. É um grande aprendizado", concluiu.

bottom of page