top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

I Mostra Coders 21

Alunos apresentam soluções tecnológicas em evento no CFC

Na última sexta-feira, 17 de agosto, o CFC promoveu, em parceria com o Cesar School, a I Mostra Coders 21, com alunos do 5° ao 9° anos, matriculados na turma teens do Coders 21. Orientados pelos professores Rogério Portela e Stéfany Sá, ao longo do primeiro semestre, eles desenvolveram habilidades e soluções tecnológicas. O evento foi realizado no auditório do ecoprédio, para pais e convidados.

O analista de Pessoal do Cesar School e coordenador do Coders 21, Maurício Taumaturgo, explica que o evento apresentou projetos voltados para o pensamento computacional. “Durante as aulas, que chamamos de clubes de computação, o aluno é estimulado a desenvolver uma solução para um problema”, esclarece. Quatro projetos relacionados ao desenvolvimento de aplicativos para diferentes áreas foram apresentados pelos estudantes. Taumaturgo ressalta que todas as ideias são ferramentas de educação e aprendizagem. Portanto, os aplicativos não serão comercializados. Uma banca formada por funcionários do Cesar foi convidada para avaliar os apps.

Com o objetivo de transformar a rotina alimentar das pessoas, estimulando-as a manterem-se em forma e saudáveis, alunos do 7° ano criaram o Fit Home, que dá dicas de nutrição e de exercícios. O grupo Uploaders criou o Best Friends, app que traz dicas sobre animais e pet shops. “Além de orientações sobre higiene, alimentação e cuidados, o aplicativo agenda vacinas e horários de remédios que devem ser dados ao animal, e mostra os pet shops mais próximos da casa do usuário. Ainda vamos criar um chat para que os donos dos animais possam interagir”, destacou João Pedro Andrade, 10 anos, aluno do 5° ano.

O app Perfect Life é direcionado para as pessoas que têm restrições alimentares como os diabéticos, hipertensos, veganos, vegetarianos e intolerantes à lactose, que muitas vezes não sabem quais os tipos de alimentos devem ingerir. “A ideia de criar o aplicativo surgiu porque a minha irmã é vegana e a gente gostaria de ajudar as pessoas que fazem esse tipo de escolha a ter uma vida saudável”, disse Lucas Piquet, de 12 anos.

O Quizz Body foi o último apresentado. O aplicativo surgiu a partir de uma pesquisa realizada no colégio, que concluiu que alguns alunos têm dificuldade em aprender sobre o corpo humano durante as aulas de ciências. “O Quizz Body é um game que mostra, com detalhes, o corpo humano. É uma forma de aprender fora da sala de aula. Vamos incluir ainda um minijogo para cada assunto e traduzir o aplicativo para inglês e espanhol”, ressaltou Gabriel Lira, 10 anos, aluno do 5° ano. Todos receberam orientações e sugestões dos integrantes da bancada do Cesar e vão desenvolver e aprimorar ainda mais as invenções.

bottom of page