top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

Semana do Meio Ambiente

CFC promove ações para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta terça-feira, dia 5 de junho

Alunos do 9° ano do ensino Fundamental participaram de uma ação em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizada nesta segunda-feira (4), pela manhã e à tarde, em parceria com a Prefeitura do Recife, na praça Santos Dumont, ao lado do ecoprédio. Os alunos entregaram 50 ovitrampas, que são armadilhas para fazer a contagem dos ovos colocados pelas fêmeas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses como dengue e zyka, à coordenadora do Programa de Saúde Ambiental da Prefeitura do Recife Maísa Belfort, que representou a instituição.

De acordo com Maísa Belfort, a ação fortalece e amplia o combate ao mosquito. “É importante que a Brigada Contra o Mosquito Aedes Aegypti tenha o apoio e a parceria de instituições públicas e privadas. No caso das escolas, o nosso objetivo é levar informação e conscientizar as crianças e os adolescentes para que eles se transformem em agentes multiplicadores e possam contribuir e trabalhar por um ambiente saudável, livre de potenciais criadouros do mosquito”, ressaltou. A aluna Maria Clara Teixeira, do 8° ano do ensino Fundamental, achou relevante a ação. “É importante conscientizar as pessoas sobre a saúde pública da nossa cidade”, disse a estudante.

Outra ação em que aconteceu comemoração ao Dia do Meio Ambiente no CFC, foi o plantio de árvores na calçada do colégio, realizado por alunos do ensino Fundamental, pelo secretário-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife, Maurício Guerra, e pela diretora de Novos Projetos do CFC, Gláucia Lira. O secretário falou aos alunos: “Essas árvores vão trazer mais sombra, vão atrair pássaros, chuva, vão amenizar o calor. Cuidem delas! E convidem seus pais a conhecerem os jardins e as áreas verdes da cidade”. De acordo com Denise Paranhos, coordenadora dos projetos sustentáveis do CFC, 12 árvores das espécies Pau Ferro, Ipê Roxo e Urucum serão plantadas na calçada do colégio. “Nosso objetivo é arborizar, humanizar e ampliar as áreas verdes do bairro e no entorno do colégio”, destacou.

A ação ainda contou com o lançamento do jogo A Liga dos Guardiões da Cidade, que mistura jogo de tabuleiro com plataforma virtual, onde a criança pode aprender e desenvolver atividades pedagógicas e cognitivas. “Atuamos nas plataformas digitais, porém de forma offline, onde acontece o início do jogo. Na área física, ou seja, no jogo de tabuleiro, que contém peões e cartas, crianças a partir de cinco anos desenvolvem competências e atividades pedagógicas, em um jogo educativo e divertido, com perguntas, respostas, ação e informação”, explica o inventor do jogo, o empresário Marcelo Vieira. “A parceria com as escolas é fundamental para a disseminação das informações, conscientização e formação do jovem no futuro”, afirmou.

O evento foi finalizado com a apresentação da Turminha Mangue Town, que, com muita música, teatro e diversão, falou de assuntos sérios como a gestão de resíduos, a coleta seletiva, lixo eletrônico e o futuro do planeta.

bottom of page