MANUAL CFC 2020

O CFC elaborou este manual com o objetivo de facilitar a comunicação entre Escola-Família, bem como dar aos pais e alunos as informações referentes à estrutura do Colégio e ao funcionamento desse. A leitura cuidadosa desse material será indispensável para o bom encaminhamento do dia a dia do aluno no Colégio.

FILOSOFIA EDUCACIONAL

 

O CFC, com uma proposta pedagógica inovadora, desenvolve sua prática pautada nos seguintes eixos educacionais:
 

1. Transmissão de valores éticos e cristãos, baseados em princípios bíblicos indispensáveis para que o aluno seja capaz de tornar-se agente na construção de uma sociedade mais justa, exercendo com responsabilidade sua cidadania; 


2. Permanente apropriação do saber construído historicamente de forma significativa para que possa compreender e interpretar o mundo em que vive, agindo com autonomia e responsabilidade; 


3. Compromisso com a formação de um aprendiz permanente, capaz de enfrentar os desafios de um mundo em transformação, propiciando o desenvolvimento de talentos, habilidades e competências em situações de ensino; 


4. Contínuo crescimento pessoal, espiritual, social e intelectual dos profissionais que nele atuam; 


5. Constante reflexão da comunidade escolar sobre o Fazer Pedagógico, visando ao aprimoramento desse.


O CFC tem por finalidade oferecer um ensino de qualidade voltado ao pleno desenvolvimento das potencialidades intelectuais, sociais e espirituais do aluno, e favorecer a sua participação de forma ética, crítica e criativa na vida em sociedade. 

 

PROPOSTA EDUCACIONAL

 

O CFC, centro educacional que visa integrar educação e cultura, acredita que tem por obrigação adequar-se aos novos tempos, acompanhando as mudanças e descobertas que acontecem no meio científico e sociocultural. Acredita, também, na necessidade da busca contínua da qualidade e excelência na educação, nos seguintes aspectos: físico, social, cognitivo, ético-valorativo.
 

É fundamental dar ao aluno a oportunidade de ter acesso aos conhecimentos acumulados pelo homem ao longo da história, favorecendo o seu crescimento como indivíduo que pensa e compreende o mundo, para que venha a se tornar um agente de mudança. Para ter acesso a esses conhecimentos, o aluno é estimulado a pensar de forma autônoma, pesquisar e buscar soluções para situações-problema de diversas naturezas. O CFC prepara e investe na construção do conhecimento, pois, só assim, poderá transformar sua prática a partir de um espaço onde se favoreça o aprender a aprender sempre, procurando constantemente refletir sobre a ação pedagógica e aprimorá-la para os nossos alunos.


 

ESTRUTURA FUNCIONAL

O Colégio compreende os seguintes núcleos de atividades:

SETOR PEDAGÓGICO

Direção

Ana Henriqueta Trajano (Educação Infantil e Ensino Fundamental 1)

Gláucia Amélia Lira (Ensino Fundamental 2) 

Leila Saeger M. Costa (Ensino Médio)

 

Coordenação Geral 

Alessandra Medeiros (Educação Infantil e Fundamental 1) 

 

Coordenação Pedagógica - Educação Infantil 

Gabriela Guerra (Maternal - manhã) 

Kelly Vidal (Grupo 1, 2 e 3 - Manhã) 

Janira Oliveira (Maternal, Grupo 1, 2 e 3 - tarde)

 

Coordenação Pedagógica - Ensino Fundamental

Ana Cláudia Bravo - 1º ao 2º Ano Fundamental 1 e Integral

Lídia Carneiro - 3º Ano Fundamental 1 e Integral

Ana Paula Philippini - 4º e 5º Ano Fundamental 1

Elisabeth Sá - 6º e 7º Ano Fundamental 2

Andréa Sílvia - 8º e 9º Ano Fundamental 2

 

Coordenação Pedagógica - Ensino Médio

Amenaide Pessôa

 

Coordenação da Educação Bilíngue (Educação Infantil e Fundamental I)

Anna Cecília Malheiros

 

Orientador de Disciplina

André Arenas

 

Secretaria Pedagógica

Flora Falcão / Maria Angélica César / Débora Manolaque


 

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA EDUCACIONAL

 

SOPE Educação Infantil

Priscila Canuto / Manhã

Cláudia Oliveira / Tarde

 

SOPE Ensino Fundamental

Julie Ximenes - 1º ao 3º Ano

Luísa Carneiro - 4º e 5º Ano

Etevânia Oliveira - 6º e 7º Ano 

Gilzacarla - 8º e 9º Ano

SOPE Ensino Médio

Leandra Gueiros

 

SETORES ADMINISTRATIVO, FINANCEIRO E MARKETING

 

Direção Administrativa e Financeira

Mírian Rodrigues Alves

 

Gerência Administrativa e Financeira

Penha Almeida

 

Supervisora Administrativa

Maria Conceição Marrocos

 

Supervisora Financeira

Enilda Nascimento

 

Tesouraria e Cobrança

Anne Barbosa e Keila Dias

 

Contas a pagar

Marcelly Lima e Juliana Albuquerque

 

Direção de Marketing e Novos Projetos

Gláucia Vitalino Lira

 

Gerência de Marketing, Eventos e Oficinas

Mônica Duarte Fernandes

 

Gerência Novos Projetos (Nossa Loja, Horário Integral e Curso de Férias)

Sue Mendonça

 

Recepção Ed. Infantil - Unidade 1

Camila Souza (manhã), Esmeralda Pereira (tarde)

 

Recepção Fundamental 1, 2 e Médio - Unidade 2

Schirley Frota e Rachel Moura

 

Recepção Fundamental 1 Ecoprédio - Unidade 5

Christiane Moura (manhã), Vilma Silva (Tarde)

 

Secretária de Oficinas

Alessandra Varela



 

INFORMAÇÕES GERAIS


 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS SEGMENTOS 

 

Educação Infantil (Maternal ao Grupo 3)

  • 7h30min - 12h 

  • 13h30min - 18h

 

Ensino Fundamental (1º Ano ao 5º Ano)

  • 7h30min - 12h

  • 13h30min - 18h

 

Ensino Fundamental (6º Ano a 9º Ano)

  • 7h10min - 12h35min

  • 13h10min - 18h35min

 

Ensino Médio 1º Ano

  • 7h10min - 13h25min

SEGUNDA-FEIRA

  • 7h10min - 12h35min

  • 14h - 18h35min

Ensino Médio 2º Ano

  • 7h10min - 13h25min 

SEGUNDA-FEIRA

  • 7h10min - 12h35min

  • 14h - 18h35min

 

Ensino Médio 3º Ano

  • 7h10min - 13h25min

SEGUNDA-FEIRA

  • 7h10min - 12h35min

  • 14h - 18h35min

QUARTA-FEIRA

  • 7h10min - 12h35min

  • 14h - 15h40min

SÁBADO

  • 7h10min - 12h35min


 

OBS: O horário de saída dos alunos da Educação Infantil e Fundamental 1 (até 3º Ano) que participam do período Integral, à tarde, será às 18h.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 

 

Recepção: 7h às 18h30min

Secretaria Pedagógica: 7h às 18h

Tesouraria: 7h às 18h

OFICINAS

 

  • Ensino de Linguagem de Programação: CODERS 21 (parceria com o C.E.S.A.R)

  • Esportivas: Basquete, Vôlei, Futsal, Balé, Ginástica Artística;

  • Desenho


 

HORÁRIO INTEGRAL

 

A proposta para o atendimento de horário integral (tarde), realiza-se em espaço diferenciado para todas as turmas da Educação Infantil até 3º Ano do Ensino Fundamental 1 e organiza-se no contraturno do horário regular, em caráter opcional. A cada dia, a criança irá dispor de diferentes oportunidades de aprendizagem, essas oferecidas por meio de oficinas que integram a nossa proposta, como: culinária, iniciação musical, inglês, espaço literário, horta, recreação, artes visuais e acompanhamento nas tarefas escolares. 

FARDAMENTO ESCOLAR

O uso do fardamento CFC é obrigatório para todos os alunos, inclusive nos períodos de novas oportunidades, segundas chamadas e provas finais.

 

Na Educação Infantil, é obrigatório o uso de camisa ou camiseta; short, short-saia, bermuda ou calça da farda do Colégio. Como também, o uso de tênis nos dias de aulas de Corpo e Movimento. Recomendamos que o fardamento seja marcado com o nome e o sobrenome para facilitar a identificação do aluno. 

O fardamento utilizado nos dias da oficina de esporte (Futsal), será liberada em seus respectivos dias. 


No Ensino Fundamental (1º ao 3º Ano), é obrigatório o uso da camisa ou camiseta, short, short-saia, bermuda, calça legging CFC (feminina), calça helanca CFC (masculina) e tênis. É terminantemente proibido o uso de sandálias, chinelos, Crocs e customização de fardamento. O aluno só poderá realizar aula de Educação Física com o uniforme completo e tênis. O fardamento utilizado nos dias das oficinas de esportes, será liberada em seus respectivos dias.

No Ensino Fundamental (4º ao 5º Ano), é obrigatório o uso da camisa ou camiseta, short, short-saia, bermuda, calça legging CFC (feminina), calça helanca CFC (masculina) e tênis. É terminantemente proibido o uso de sandálias, chinelos, Crocs e customização de fardamento. O aluno só poderá realizar aula de Educação Física com o uniforme completo e tênis. A única camisa de campanha liberada para as aulas é a dos Jogos internos do ano vigente,

O fardamento utilizado nos dias das oficinas de esportes, será liberada em seus respectivos dias.

No Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e Ensino Médio, é obrigatório o uso da camisa, short ciclista feminino (para uso restrito no horário de aula de educação física); short helanca masculino (para uso restrito no horário de aula de educação física); tênis, calça jeans azul tradicional, calça legging CFC (feminina) e calça helanca CFC (masculina). Calças com rasgões não serão permitidas. É terminantemente proibido o uso de sandálias e chinelos. 

As camisas de futsal, basquete e vôlei do CFC, nos dias das oficinas de esportes, serão liberadas. 

A única camisa de campanha liberada para as aulas é a da Olimpíada do ano vigente.
 

 

AVISO: Não poderão assistir às aulas os alunos que não seguirem as orientações do Colégio sobre o uso do fardamento.



 

A FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCATIVO E A COMUNICAÇÃO
ENTRE A CASA E O COLÉGIO

 

O Colégio Fazer Crescer acredita ser um dos agentes educativos que atua na sociedade para favorecer o desenvolvimento pessoal e integral de seus alunos, tendo a família como uma forte aliada, através de:

• Entrevista com os pais de novos alunos;

• Escola de Pais;

• Módulos Informativos - reuniões dirigidas pelo professor regente, sobre o fazer pedagógico do Colégio, por sala;

• Reuniões sobre assuntos específicos solicitados pela escola ou pelos pais;

• Informes Avaliativos;

• Questionário de avaliação dirigido aos pais que permite ajustes importantes, tanto em aspectos pedagógicos quanto funcionais.

 

Para ampliar a comunicação, dispomos de outros canais:

  • E-mail;

  • Aplicativo eduCONNECT;

  • Plataforma Google for Education;

  • Aplicativo de Geolocalização - Filho sem Fila;

  • Site do CFC – www.cfcsmartschool.com.br;

  • Redes Sociais CFC: fazercrescer (facebook e Instagram), cfcvirtual (twitter e youtube).


 

AVALIAÇÃO

 

A avaliação é um elemento fundamental, indispensável e intrínseco ao processo de ensino e aprendizagem que, na nossa prática, ocorre de forma diagnóstica, reguladora, somativa e formativa, considerando diferentes ângulos, várias situações e diversos momentos. Tem como objetivo estar sempre situada em relação às aprendizagens do aluno. A avaliação é, portanto, um instrumento educativo, que além de informar sobre como está o aluno, oportuniza uma reflexão sobre a prática pedagógica, permitindo que haja aperfeiçoamento no fazer pedagógico em sala de aula.

INFORME AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

 

Maternal 1 e 2, Grupo 1, 2 e 3 - O informe avaliativo contemplará campos de experiência distribuídos por grupos etários. Os conceitos registrados serão obtidos por meio de observação, anotações do professor e análise da produção de cada aluno. O informe será enviado semestralmente para cada família.

OBS.: É fundamental destacar que os pais poderão ser chamados pelos professores, coordenação pedagógica e SOPE para tratar de assuntos referentes ao processo de ensino e aprendizagem e sócio-emocional de seu filho. Os pais, caso julguem necessário, têm pleno espaço para procurar a equipe técnica pedagógica. 

 

INFORME AVALIATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL 1
(1º ao 3º ano)

 

No Ensino Fundamental, os informes avaliativos serão enviados trimestralmente, contemplando as diversas áreas. Os alunos que não atingirem a média, no decorrer do trimestre, terão novas oportunidades de avaliação. 

OBS.: É fundamental destacar que os pais poderão ser chamados pelos professores, coordenação pedagógica e SOPE para tratar de assuntos referentes ao processo de ensino e aprendizagem e sócio-emocional de seu filho. Os pais, caso julguem necessário, têm pleno espaço para procurar a equipe técnica pedagógica. 

 

INFORME AVALIATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 (4º e 5º Ano),
FUNDAMENTAL 2 (6º ao 9º Ano) E ENSINO MÉDIO

 

Os informes avaliativos serão enviados trimestralmente, contemplando as diversas áreas. O processo avaliativo será enriquecido com a autoavaliação do aluno, para que esse possa refletir sobre sua aprendizagem e dar elementos para o professor repensar sobre a ação educativa. Os alunos que não atingirem a média, no decorrer do trimestre, terão novas oportunidades de avaliação. O aluno que chegar atrasado somente poderá fazer a prova naquele dia, caso nenhum colega tenha se ausentado ainda da sala. 

SEGUNDA CHAMADA (PARCIAIS E TRIMESTRAIS) - Segue cópia do Regimento Escolar: Art. 40 - Ao aluno que faltar uma das avaliações pré-fixadas, será oferecida a possibilidade de fazer a 2ª (segunda) chamada mediante requerimento e justificativa comprobatória no prazo de 72h; entendendo-se como justificativa os seguintes casos: falecimento na família, doença (comprovada por atestado médico), competições que choquem com os horários de aula e atividades relacionadas ao Serviço Militar. As datas pré-fixadas correspondem aos calendários de avaliação previamente enviados. É importante lembrar que os conteúdos da prova de segunda chamada contemplarão toda a unidade de estudo.

OBS.: É fundamental destacar que os pais poderão ser chamados pelos professores, coordenação pedagógica e SOPE para tratar de assuntos referentes ao processo de ensino e aprendizagem e sócio-emocional de seu filho. Os pais, caso julguem necessário, têm pleno espaço para procurar a equipe técnica pedagógica. 

 

SOLICITAÇÃO PARA A REVISÃO DE PROVAS

 

O aluno tem direito de solicitar a revisão de sua prova até 72 horas após recebê-la. Depois deste prazo, fica indeferida sua solicitação.

 

SIMULADOS AOS SÁBADOS

 

Os Simulados obedecerão as datas previstas no cronograma anual e são instrumentos avaliativos obrigatórios. Os portões do CFC são fechados às 7h30, horário em que se inicia a prova. A orientação é que todos cheguem às 7h10 a fim de evitar transtornos. Não será permitida a entrada dos alunos após o horário estipulado acima. Os alunos devem vir devidamente fardados, os que não acatarem esta norma não poderão realizar a prova. A ausência nos Simulados, sem que seja apresentado um atestado médico, em 72 horas, implica a divisão da nota pelo número de instrumentos realizados por cada disciplina. Não há segunda chamada de simulados.

 

DISCIPLINA NO COLÉGIO

Na prática da cidadania, todos têm direitos e deveres. Desta forma, o Colégio busca promover a formação do seu aluno, favorecendo a internalização de valores morais e ético-cristãos indispensáveis à vida em sociedade. 

DIREITOS DOS ALUNOS

  • Ser tratado sem qualquer discriminação de raça, credo, classe, saúde, convicção político-ideológica;

  • Ter conhecimento de como funciona o Colégio e quais suas normas;

  • Ter informações devidas quanto ao funcionamento das diferentes atividades escolares, como também do sistema de avaliação, a fim de que possa participar com melhor clareza do processo educativo;

  • Ter acesso às diversas dependências do Colégio, quando autorizado, obedecendo às normas e horários;

  • Receber orientações e acompanhamento que o ajudem a crescer como estudante;

  • Participar das atividades promovidas pelo Colégio;

  • Construir conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes para atuar na sociedade de forma ética e justa.

DEVERES DOS ALUNOS

 

  • Ser assíduo e pontual nas atividades escolares, tanto as de sala quanto às extras;

  • Respeitar toda a equipe do Colégio, incluindo os outros alunos e seus familiares, tanto física como verbalmente;

  • Não usar linguagem inadequada (palavrões e termos que denigram o outro)

  • Respeitar e acatar as normas disciplinares do Colégio;

  • Trazer os materiais necessários para as aulas, tendo plena responsabilidade em conservá-los;

  • Manter o espaço escolar limpo, conservando todo o material de uso coletivo;

  • Participar com compromisso e de forma ativa da construção de sua aprendizagem;

  • Cuidar do seu material ou dos objetos pessoais. Em caso de perda, a responsabilidade é do aluno;

  • Entregar em dia as atividades e trabalhos solicitados pelos professores, caso contrário, ocorrerá redução de sua nota;

  • Usar o fardamento completo exigido pelo Colégio;

  • Não trazer para o Colégio bebida alcoólica, fumo ou qualquer substância que comprometa a sua saúde;

  • Não é autorizado namorar nas dependências do Colégio, pois não é permitido contato físico;

  • Conservar o patrimônio do Colégio, como também os materiais dos colegas;

  • Informar previamente, por meio de autorização por escrito dos pais ou responsáveis, as saídas do Colégio;

  • Não fazer qualquer tipo de comércio, como venda de ingressos, rifas, alimentos, entre outros, sem autorização prévia ou utilizando a imagem do Colégio;

  • Zelar pelo nome e imagem do CFC não os associando a uma atitude ou comportamento inadequado;

  • Permanecer em sala durante o período de aula;

  • Não entrar ou sair da sala sem a autorização do professor;

  • Utilizar as salas de aula apenas com a presença do professor;

  • Cumprir a Lei Nº 17.837/2012 (referente à proibição do uso de celular, iPod, fones de ouvidos etc em sala de aula fora do contexto pedagógico);

  • Não portar celular ,em dias de prova, sob pena de ter sua nota zerada;

  • Não filmar ou tirar foto no ambiente escolar e exibir esse conteúdo em qualquer mídia;

  • Não acessar, no celular, Ipad etc, conteúdos pornográficos ou quaisquer outros que sejam proibidos para menores;

  • Usar, devidamente, (sobre responsabilidade dos pais) as redes sociais (Facebook, Twitter e Youtube, como também aplicativos como: WhatsApp, dentre outros).

DEVERES DOS PAIS

 

  • Acatar as normas e regras de funcionamento da Instituição;

  • Manter atualizado o cadastro do aluno;

  • Respeitar a equipe do CFC, da direção à portaria;

  • Identificar-se na entrada da escola após o início das aulas (Lei nº 14.617/2012);

  • Não coagir, intervir e se dirigir aos alunos durante e após situações de conflitos entre colegas;

  • Respeitar o horário de expediente do Colégio;

  • Respeitar o espaço escolar, em especial a sala de aula;

  • Participar das reuniões e eventos pedagógicos promovidos pela escola;

  • Obedecer às regras de trânsito, destacando, não estacionar nos portões dos vizinhos nem na baia de embarque e desembarque do Colégio;

  • Não fumar no Colégio, ou fazer uso de qualquer droga lícita ou ilícita;

  • Retirar o aluno de sala de aula apenas com autorização da disciplina ou coordenação;

  • Verificar semanalmente, na mochila de seus filhos, a existência de algum material que não lhe pertença ou objetos que põe em risco a integridade física das pessoas;

  • Fazer o acompanhamento diário das tarefas escolares de seus filhos;

  • Acompanhar o desempenho dos alunos, monitorando cadernos, provas, trabalhos e boletins;

  • Verificar a assiduidade e contribuir na pontualidade do seu filho;

  • Fornecer ao professor todos os dados que sejam importantes para um conhecimento mais completo do aluno;

  • Solicitar reunião com a coordenação, SOPE ou professores, caso se faça necessário;

  • Fazer valer a Lei nº 17.837/2012, referente à proibição do uso do celular em ambiente escolar;

  • Não mandar para escola os filhos doentes, com sintomas de febre, vômito, náuseas e/ou diarreia, mesmo após medicados em casa;

  • Atender imediatamente ao chamado da escola, caso o aluno apresente febre, diarreia, náuseas, vômitos e outros sintomas;

  • Responder pelo uso indevido de redes sociais e aplicativos, como também dos seus filhos. Caso ocorram crimes de calúnia, injúria, difamação, ameaças, uso inadequado da imagem ou qualquer situação que denigra alguém ou a instituição;

  • Em caso de envio de lanche para o aluno, respeitar a proposta da escola de alimentação saudável.


 

MEDIDAS DISCIPLINARES TOMADAS PELO COLÉGIO

 

  • Advertência por escrito na agenda, podendo ser feita pelos professores ou disciplinadores do colégio;

  • Saída da sala para Coordenação Pedagógica/SOPE ocorrerá quando o aluno mantiver um comportamento inadequado (palavrões, brincadeiras dispersivas e provocativas) em que as intervenções do professor não surtirem o efeito desejado, como também em caso de agressão física e/ou verbal;

  • Depois de esgotadas as intervenções feitas em sala pelo professor ou disciplinador de pátio, o aluno será encaminhado à Coordenação Pedagógica/SOPE. Repetida a atitude de indisciplina, os pais serão chamados;

 

Medidas disciplinares mais rígidas acontecerão quando o aluno:
  1. Depredar intencionalmente o patrimônio do Colégio ou objetos dos colegas;

  2. Apresentar comportamento que envolva agressão física e/ou verbal;

  3. Sair da sala três vezes ou mais, mesmo que isto aconteça com diferentes professores;

  4. Faltar com respeito às autoridades constituídas do CFC;

  5. Usar indevidamente as redes sociais/aplicativos/sites, dentre outros recursos tecnológicos.



 

SAÚDE E MEDICAMENTOS 

 

Conforme orientações da Secretaria Executiva de Vigilância à Saúde da Prefeitura do Recife, a respeito da ministração de medicamentos no colégio, não cabe aos estabelecimentos de ensino manter estoque de medicamentos para uso dos alunos, bem como não é recomendada a ministração de medicamentos em dependências escolares. 

Neste caso, o procedimento adotado pelo colégio, quando o aluno apresentar mal estar, em horário de aula, será comunicar aos pais ou responsáveis, por meio de telefonema, sobre o estado de saúde do aluno e, de imediato, solicitar para vir buscá-lo. Da mesma forma, em caso de acidentes, entraremos em contato com a família e com o devido consentimento, levaremos para a emergência mais próxima ao colégio ou para o hospital de sua preferência.

Ressaltamos a importância da atualização dos dados telefônicos que constam na ficha cadastral do aluno.

 

Medicamentos no colégio

Para os alunos que estão em tratamento de saúde e necessitam tomar algum medicamento, em horários de aula, serão exigidos:
 

  • O medicamento em embalagem original e identificado pelo nome do aluno;

  • A autorização dos pais ou responsáveis, por escrito;

  • A cópia atualizada do receituário médico com CRM, indicando o nome do aluno(a), nome do medicamento, horário e a dosagem a ser dada.

 

Este medicamento deverá ser entregue ao funcionário da recepção e/ou disciplinador do colégio e, da mesma forma, será devolvido, evitando assim que o aluno tenha acesso. Não enviar o medicamento na bolsa ou mochila da criança, sem o conhecimento dos disciplinadores, coordenação e/ou do professor.

Em caso de medicamentos de USO CONTÍNUO, a receita médica deve ser atualizada a cada seis meses. Solicitamos também que estabeleçam com o médico de seu filho(a), se possível, os horários que não coincidam com o período em que estiver no colégio.

 

Repouso 

Quando o aluno apresentar gripe ou qualquer sintoma, como: coriza, febre, dor de cabeça, vômito e diarreia, não deverá vir para o colégio. Ele precisará de cuidados especiais, alimentação adequada e de descanso para recuperar a sua saúde o quanto antes.

Em diagnóstico confirmado de doença infectocontagiosa, o colégio deverá ser comunicado imediatamente e o aluno só deverá retornar as atividades escolares, após a alta médica ou seu restabelecimento total.

 

BIBLIOTECA

 

A Biblioteca é um espaço fundamental para o desenvolvimento do Projeto Educacional do Colégio. Ela é um núcleo central de informações, tendo um ambiente agradável com um rico acervo de livros, mídias educativas para o enriquecimento dos trabalhos pedagógicos. É um ambiente vivo onde os alunos têm liberdade de escolha e são incentivados à leitura e à pesquisa. Acreditamos que por este canal formaremos um indivíduo preparado, o qual, após essas leituras, gere conhecimentos, proponha atitudes e análise de valores, aguçando e refinando seu modo de perceber e atuar na vida.

Esse espaço privilegiado é um local de estudo e leitura. A Biblioteca da Unidade 2 está aberta diariamente no horário de aula, tanto para realização de pesquisas, quanto para empréstimos e leitura. Salientamos que a permanência de terceiros na Biblioteca restringe-se ao horário das 12h às 13h10 (Unidade 2 - Ensino Fundamental e Médio). 

Segue abaixo os itens relacionados aos empréstimos de livros no colégio:
 

  • O aluno terá um prazo de oito (8) dias para devolver o livro. Há possibilidades de renovação, caso não tenha sido feita nenhuma reserva;

  • Ocorrendo atraso na devolução do livro, os pais receberão um comunicado e assumem a responsabilidade sobre a devolução;

  • A perda ou dano do livro emprestado implica na responsabilidade e compromisso do aluno em substituí-lo, entregando outro livro (em bom estado) que pode ser do mesmo título do anterior, um similar no gênero ou outro indicado pela bibliotecária. Enquanto a situação não for regularizada, o aluno ficará impossibilitado de novas retiradas.

EXCURSÕES PEDAGÓGICAS

 

Acreditamos que toda aprendizagem precisa ser significativa, buscando dar sentido ao objeto de estudo que também acontece fora dos muros do Colégio. Desta forma, promovemos excursões pedagógicas em que o aluno é convidado a participar, ampliando, assim, o espaço da sala de aula para um contexto mais abrangente, favorecendo a expansão dos conhecimentos sobre os temas estudados. O local de cada aula-passeio será antecipadamente divulgado. A autorização para essas saídas é dada pelos responsáveis na circular enviada pela escola e o pagamento referente ao passeio será realizado na Tesouraria do Colégio, até 02 (dois) dias antes da data do passeio. Caso haja objeção da ida do seu filho às aulas-passeio, deverá ser enviado um comunicado por escrito ao professor responsável e, no dia previsto da citada aula, o aluno não deverá comparecer ao Colégio.


 

VIAGENS PARTICULARES NO PERÍODO LETIVO 

 

O aluno que viajar, no período regular de aula, não terá direito ao abono da falta nem a realização das provas que estiverem agendadas. As atividades perdidas serão oportunizadas no período das provas de revisão. Caso o aluno, após a realização das atividades, precise de recuperação, não terá direito, pois utilizou o calendário para realizar a atividade aplicada no período da viagem. O aluno terá sua nota dividida pelo número de instrumentos realizados por cada disciplina. Enfatizamos com isso que a opção por viagens, no período de aula, é uma escolha dos pais e responsabilidade desses, isentando o Colégio de qualquer prejuízo acadêmico para o aluno.


 

HORÁRIOS NOTURNOS

 

Não é permitida a presença de alunos no colégio durante os períodos noturnos, 40 minutos após o encerramento das atividades e nos dias que realizamos as Reuniões de Pais. Circular e brincar desacompanhados de adultos nesses momentos, além de ser desaconselhável para a segurança das crianças, prejudica o serviço de manutenção e limpeza realizado no período noturno.


 

ATRASOS

 

Educação Infantil

Maternal 1 e 2: Em caso de atraso na hora da chegada ao colégio, a entrega do aluno deve ser diretamente na sala de aula e com brevidade.

Grupo 1 ao 3: O aluno será conduzido até a sala de aula por uma auxiliar ou a disciplinadora que estiver na área externa ou pátio. Não sendo permitida a entrada dos portadores em sala de aula, com o objetivo de não comprometer a rotina escolar e garantir a segurança dos alunos.

 

Ensino Fundamental (1º ao 3º Ano)

As aulas terão início às 7h30`(manhã) e 13h30`(tarde) com 10 minutos de tolerância. A partir das 7h40`e 13h40`, o aluno que chegar atrasado receberá um carimbo na agenda e será conduzido para a sala de aula. Serão permitidos no máximo 2 (dois) atrasos por mês. Caso o aluno se atrase outra vez, perderá a primeira aula. Salvo em casos de atestado médico. No início de cada mês, inicia-se uma nova contagem.

 

Ensino Fundamental (4º e 5º Ano)

As aulas terão início às 7h30`(manhã) e 13h30`(tarde) com 10 minutos de tolerância. A partir das 7h40`e 13h40`, o aluno que chegar atrasado perderá a primeira aula, podendo entrar apenas no horário da segunda. Pedimos que observem seriamente o horário estabelecido a fim de que o aluno não seja prejudicado em sua aprendizagem. Caso o aluno tenha 3 atrasos na semana, os pais serão informados e, na reincidência, será encaminhado para casa. Além disso, a entrada na escola após o horário de início da segunda aula (8h20 - manhã ou 14h20 - tarde) apenas ocorrerá mediante autorização da coordenação.

Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e Ensino Médio 

As aulas terão início às 7h10min (manhã) ou 13h10min (tarde), com 10 minutos de tolerância. A partir das 7h20min ou 13h20min, o aluno perderá a primeira aula, podendo entrar apenas no horário da segunda. Pedimos que observem seriamente o horário estabelecido a fim de que o aluno não seja prejudicado em sua aprendizagem. Caso o aluno tenha 3 atrasos na semana, os pais serão informados e, na reincidência, será encaminhado para casa. Além disso, a entrada na escola após o horário de início da segunda aula (8h - manhã ou 14h - tarde) apenas ocorrerá mediante autorização da coordenação.

CONTROLE DE ENTRADA E SAÍDA

 

Nos horários de entrada e saída dos alunos, os porteiros e disciplinadores controlam o fluxo obedecendo às normas de segurança do Colégio, e essas devem ser cumpridas por todos, tanto alunos, como pais e funcionários.

Lembrando que só será permitida a saída do aluno com os pais ou portadores devidamente autorizados pela família por meio do aplicativo Filho sem fila (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Na Educação Infantil a autorização deve ser feita na recepção da unidade.

 

BRINQUEDOS NO COLÉGIO

 

Os alunos só poderão trazer brinquedos na sexta-feira. Solicitamos que os brinquedos sejam marcados com o nome e sobrenome do aluno para facilitar a identificação.

São terminantemente proibidos: skates, patins, skatênis, bicicletas, espadas, objetos cortantes e revólveres de brinquedos, além de jogos que estimulem a violência.

OBS.: Não nos responsabilizamos por dinheiro, brinquedos, jogos ou objetos de valor trazidos pelos alunos, mesmo com autorização dos pais ou responsáveis.

 

ACHADOS E PERDIDOS

 

Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 

O Colégio mantém um armário para guardar objetos e roupas sem identificação que foram esquecidos pelos alunos.

 

A família que sentir falta de algum pertence poderá procurar o setor de disciplina.

Com o objetivo de que sejam resgatados regularmente, expomos esses objetos por um período que será informado aos pais via circular. Ao término desse período, esses objetos serão doados a uma instituição de caridade. 

 

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSARIANTES DO MÊS

 

Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 3º Ano)

A comemoração dos aniversariantes do mês tem como objetivo festejar, de forma simples, o evento. Serão anunciados os dias determinados para a realização dos aniversários, por meio do comunicado padronizado pelo Colégio, enviado pelo Aplicativo. 

Essa comemoração ocorrerá no horário do lanche dos alunos, com 30 minutos de duração, não sendo permitida a presença de pais ou parentes para não interferir na rotina escolar. O professor de sala será o responsável por organizar este momento juntamente com os alunos, ficando assim, impossibilitado de fazer registros fotográficos.

Será encaminhado um informativo com o nome dos aniversariantes. Os pais combinarão entre si o que deverão trazer para esta comemoração (Não autorizamos refrigerantes). Caso o aluno não possa participar da comemoração no mês do seu aniversário, essa será transferida para o mês seguinte. Lembramos que não serão permitidas comemorações em datas diferentes das estabelecidas na agenda.

A partir do 4º Ano Fundamental, os aniversários não são mais comemorados no Colégio, pois compromete a dinâmica das aulas. 

 

Comemoração fora da escola

O Colégio não se responsabiliza pelas comemorações organizadas pelas famílias fora do espaço escolar. Os pais de todos os alunos que irão participar do evento, cuja saída aconteça no final dos turnos, precisam enviar, com antecedência, a autorização de saída do seu filho.

Estamos à disposição para ajudar na distribuição dos convites, quando eles contemplarem todos os alunos da sala.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

A escola é um espaço privilegiado para promoção de bons hábitos alimentares. Por isso, sempre preocupado em ensinar aos alunos o valor da alimentação saudável, o CFC desenvolveu para cada segmento as seguintes propostas: 

 

Educação Infantil

Com o propósito de estimular os alunos, desde bem cedo, ao hábito de consumirem alimentos saudáveis, todos os alunos da Educação Infantil participam do lanche coletivo, que consiste em uma alimentação balanceada sob orientação de uma nutricionista. Mensalmente segue o cardápio que pode ser adaptado para os alunos que tiverem alguma restrição ou dieta alimentar. 

 

Ensino Fundamental (1º ao 3º Ano)

Para os alunos do Ensino Fundamental 1 (Ecoprédio - Unidade 5), existe a utilização da cantina onde são oferecidas algumas opções de combos compostos por lanches saudáveis e balanceados com valor nutricional. Nessa proposta, o aluno tem a oportunidade de montar sua própria bandeja que é composta por: frutas, bebidas e carboidratos; os itens possuem de duas a quatro opções para o aluno escolher. A cada dia da semana, as opções do cardápio são variadas e expostas em cartazes para que os alunos conheçam os valores nutricionais de cada alimento.

O fornecimento de lanches é terceirizado pela empresa Canteen, que atende às exigências dos órgãos da vigilância sanitária, com instalações confortáveis e modernas. Essa cantina não dispõe de almoço.

Caso a opção da família seja o envio de lanches na bolsa ou lancheira do aluno, precisa lembrar que essa pequena refeição não deve atrapalhar a refeição principal, nesse caso, muito cuidado com os exageros. Além disso, deve seguir o padrão de um lanche saudável, conforme proposta do CFC.

Os lanches não indicados são aqueles que incluem frituras e salgados com gorduras hidrogenadas, refrigerantes, sucos em pó, salgados chips e biscoitos recheados. Evitar também alimentos que precisem de refrigeração, como exemplo iogurte, e nunca colocar os pacotes inteiros de biscoitos ou bolachas. Seria mais interessante caprichar no envio de frutas e sucos naturais.

 

ALMOÇO NO COLÉGIO

A Canteen (Unidade 2) e a DaOca (Ensino Médio) fornecem almoço para alunos, professores, funcionários, familiares e acompanhantes. Este serviço não disponibiliza funcionários do CFC.

 

AULAS DE ÉTICA

 

As aulas de Ética terão como eixo norteador a Bíblia, com o objetivo de ensinar e favorecer uma reflexão de como atuar de forma íntegra na sociedade. Numa época em que padrões, valores e sentimentos estão sendo relativizados, a Bíblia é um referencial seguro, com princípios éticos e valores absolutos do cristianismo indispensáveis para viver em sociedade de forma saudável.

É importante ressaltar que questões doutrinárias que privilegiem qualquer religião não serão objetivo do projeto e, sim, o desejo de que nossos alunos sejam capazes de tornarem-se agentes da construção de uma sociedade mais justa e que exerçam com responsabilidade e de forma consciente sua cidadania.

 

PROPOSTA BILÍNGUE 

 

A ampliação da quantidade de aulas de inglês para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 4º Ano) são uma oportunidade para que os alunos aprendam novos conceitos, pois quanto mais cedo eles comecem a aprender uma segunda língua, além de aumentar as chances de adquirirem uma boa pronúncia, também desenvolvem melhor as habilidades de resolução de problemas e tornam-se mais criativos.

As aulas ocorrerão, diariamente, nos horários regulares e também para os alunos que participam do tempo integral, por meio de atividades que despertem o interesse deles como: brincadeiras, jogos e dramatizações, promovidas pelos professores de inglês.

Esse projeto de imersão ao inglês, tem a nossa identidade e explora temas relacionados à proposta pedagógica do colégio, construindo um currículo integrado com outras disciplinas.

 

AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

As aulas de Educação Física são obrigatórias inclusive para o Ensino Médio, conforme a Lei 7.377 de 30/09/1985, complementada pela lei 9.261 de 10/01/1996 e Resolução nº 24 de 20/11/1985 do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco. O aluno que é atleta, fora do Colégio, é dispensado da prática de Ed. Física, mediante comprovação, e deve fazer trabalho escrito para obter nota.

 

CARNAVAL

 

A direção do Colégio não programa qualquer atividade alusiva ao carnaval, por entender que o saldo resultante das práticas desta época (alcoolismo, drogas, liberação sexual...) é prejudicial à formação do aluno, principalmente no tocante ao aspecto moral.


 

EVENTOS

 

Festa da Família e Sempre CFC

Promovemos a Festa da Família no primeiro semestre de cada ano. Sempre ocorre em um clube de campo, onde desfrutamos da companhia de nossos familiares por todo o dia. Este é um dia inesquecível em que priorizamos a família, lembrando que É UM PROJETO DE DEUS. O Sempre CFC (evento anual que reúne os ex-alunos) passa a fazer parte da festa da família com o objetivo de voltar ao convívio e sentir na pele o prazer de matar a saudade.
 

Festa Cultural (Grupo 2 ao 2º Ano do Fundamental)

Sempre, no mês de junho, é apresentado à comunidade CFC um espetáculo com a participação dos nossos alunos, concluindo o primeiro semestre, o qual é resultado de tempo de estudo, dedicação e empenho de todos os que se envolvem. 

 

Primeiras Histórias

Acontece em uma manhã ou tarde divertida, na qual os alunos do 1º Ano do Fundamental exibem suas produções literárias e autografam seu primeiro livro, oficializando, desta forma, a entrada deles no “Encantado Mundo Letrado”.

 

Cantata de Natal

No final de cada ano, o CFC promove uma cantata de Natal, na praça adotada pelo colégio, anunciando o encerramento das atividades e proclamando as boas novas de Jesus Cristo.

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