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MANUAL CFC 2022

O CFC elaborou este manual com o objetivo de facilitar a comunicação entre Escola e Família, além de esclarecer aos pais e alunos informações referentes à estrutura do Colégio e ao seu funcionamento. A leitura cuidadosa deste material será indispensável para o bom encaminhamento da rotina do aluno no Colégio.

 

FILOSOFIA EDUCACIONAL

 

O CFC, com sua proposta pedagógica inovadora, desenvolve práticas pautadas nos seguintes eixos educacionais: 

  1. Transmissão de valores éticos e cristãos, baseados em princípios bíblicos indispensáveis para que o aluno seja capaz de tornar-se agente na construção de uma sociedade mais justa, exercendo com responsabilidade sua cidadania; 

  2. Permanente reflexão dos saberes construídos historicamente de forma significativa para que o aluno possa compreender e interpretar o mundo em que vive, agindo com autonomia e responsabilidade; 

  3. Compromisso com a formação de um aprendiz permanente, capaz de enfrentar os desafios de um mundo em transformação, propiciando o desenvolvimento de talentos, habilidades e competências em situações de ensino; 

  4. Contínuo fomento ao crescimento pessoal, espiritual, social e intelectual dos profissionais que atuam na instituição; 

  5. Constante reflexão da comunidade escolar sobre o Fazer Pedagógico, visando ao aprimoramento de cada conduta.

O CFC tem como propósito oferecer um ensino de qualidade voltado ao pleno desenvolvimento das potencialidades intelectuais, sociais e espirituais do aluno e favorecer a sua participação de forma ética, crítica e criativa na vida em sociedade. 

PROPOSTA EDUCACIONAL

 

O CFC, com o objetivo de integrar educação e cultura, acredita que tem por obrigação adequar-se aos novos tempos, acompanhando as mudanças e descobertas que acontecem nos meios científico e sociocultural. Acredita, também, na necessidade da busca contínua pela qualidade e excelência na educação, nos seguintes aspectos: físico, social, cognitivo, ético-valorativo. 

 

É fundamental oportunizar aos alunos o acesso aos conhecimentos acumulados pelo homem ao longo da história, favorecendo o seu crescimento como indivíduos que pensam e compreendem o mundo para que se tornem agentes de mudança social. No processo de construção desses conhecimentos, o aluno é estimulado a pensar de forma autônoma, pesquisar e buscar soluções para situações-problema de diversas naturezas. O CFC prepara e investe na construção do conhecimento, a partir de um espaço onde se favorece o aprender sempre, procurando constantemente refletir sobre a ação pedagógica e aprimorá-la para os nossos alunos.



 

ESTRUTURA FUNCIONAL

 

O Colégio compreende os seguintes setores e serviços:

 

SETOR PEDAGÓGICO

 

Direção Pedagógica

Ana Henriqueta Trajano - Educação Infantil e Ensino Fundamental 1

Gláucia Amélia Lira - Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

 

Vice-direção Pedagógica

Alessandra Medeiros - Educação Infantil e Ensino Fundamental 1

Andréa Sílvia Torres - Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

 

Coordenação de Projetos de Sustentabilidade 

Denise Paranhos

 

Coordenação Pedagógica - Educação Infantil 

Janira Oliveira - Maternal, Grupos 1 e 2 - manhã

Gabriela Guerra - Maternal, Grupos 1 e 2 - tarde e integral

Kelly Vidal - Grupo 3 - manhã e tarde 

 

Coordenação da Educação Bilíngue (Educação Infantil e Fundamental 1)

Anna Cecília Malheiros

 

Coordenação Pedagógica - Ensino Fundamental

Kelly Vidal - 1º Ano  - Fundamental 1 

Ana Paula Philippini - 2º e 3º Ano - Fundamental 1

Ana Cláudia Bravo - 4º e 5º Ano - Fundamental 1

Lídia Carneiro - 6º e 7º Ano - Fundamental 2

Elisabeth Sá - 8º Ano - Fundamental 2

Amenaide Pessōa - 9º Ano - Fundamental 2

 

Coordenação da Educação Bilíngue (Fundamental 2 e Médio)

kerley Muniz

 

Coordenação Pedagógica - Ensino Médio

Amenaide Pessôa

 

Orientador de Disciplina

André Arenas

 

Secretaria Pedagógica

Manuela Gueiros



SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA EDUCACIONAL

 

SOPE Educação Infantil

Priscila Canuto / Manhã

Cláudia Oliveira / Tarde

 

SOPE Ensino Fundamental

Julie Ximenes - 1º ao 3º Ano

Luísa Carneiro - 4º e 5º Anos

Gilzacarla Oliveira - 6º ao 7º Anos

Ana Cláudia Marques 8º Ano

Leandra Gueiros - 9º Anos (Pré-médio)

 

SOPE Ensino Médio

Leandra Gueiros

 

SETORES ADMINISTRATIVO, FINANCEIRO E MARKETING

 

Direção Administrativa e Financeira

Mírian Rodrigues Alves

 

Direção de Marketing e Novos Projetos

Gláucia Amélia Lira 

 

Vice-Direção de Pessoas, Marketing e Inovação

Mônica Duarte Fernandes

 

Gerência de Novos Projetos (Nossa Loja, Horário Integral e Curso de Férias)

Sue Mendonça

 

Gerência Administrativa e Financeira

Penha Almeida

 

Supervisora Administrativa

Maria Conceição Marrocos

 

Supervisora Financeira

Enilda Nascimento

 

Telefonia Ed. Infantil - Unidade 1

Camila Souza (manhã), Esmeralda Pereira (tarde)

 

Recepção do Ensino Fundamental 1, 2 e  Ensino Médio - Unidade 2

Schirley Frota e Rachel Moura

 

Recepção do Ensino Fundamental 1 Ecoprédio - Unidade 5

Samanta Gomes e Rafaela Pereira


 

INFORMAÇÕES GERAIS


 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS SEGMENTOS

Educação Infantil (Maternal ao Grupo 3)

  • 7h30min - 12h 

  • 13h30min - 18h

 

Ensino Fundamental 1 (1º Ano ao 5º Ano)

  • 7h30min - 12h

  • 13h30min - 18h

 

Ensino Fundamental 2 (6º Ano ao 9º Ano)

  • 7h10min - 12h35min

  • 13h10min - 18h35min

 

Ensino Médio - 1º Ano

  • 7h10min - 13h25min

SEGUNDA-FEIRA

  • 7h10min - 12h35min

  • 14h - 18h35min

QUARTA-FEIRA

  • 14h15 - 18h30min

 

Ensino Médio - 2º Ano

  • 7h10min - 13h25min 

SEGUNDA-FEIRA

  • 7h10min - 12h35min

  • 14h - 18h35min

QUARTA-FEIRA

  • 14h15 - 17h

 

Ensino Médio - 3º Ano

  • 7h10min - 13h25min

SEGUNDA-FEIRA

  • 7h10min - 12h35min

  • 14h - 18h35min

QUARTA-FEIRA

  • 7h10min - 12h35min

  • 14h - 18h20min

SÁBADO

  • 7h10min - 12h35min


 

OBS.: O horário de saída dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 (até 3º Ano) que participam do período Integral, à tarde, será 18h.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 

 

Recepção: 7h às 18h30min

Secretaria Pedagógica: 7h às 17h

Tesouraria: 7h às 17h

OFICINAS

 

  • E.I.T.A (Empreendedorismo, Inovação. Tecnologia e Aprendizagem)

  • Esportivas: Basquete, Vôlei, Futsal, Balé, Ginástica Artística e

  • Desenho.

 
HORÁRIO INTEGRAL

 

A proposta de atendimento aos alunos da Educação Infantil até o 3º Ano do Ensino Fundamental 1, para o horário integral (tarde) é em caráter opcional. O espaço é diferenciado e organiza-se no contraturno do horário regular. A cada dia, o aluno  irá dispor de variadas oportunidades de aprendizagens, por meio de oficinas que integram a nossa proposta, como: culinária, iniciação musical, programa bilíngue, literatura, horta, recreação, artes visuais e acompanhamento nas tarefas escolares. 

BIBLIOTECA

A Biblioteca é um espaço fundamental para o desenvolvimento do Projeto Educacional do Colégio. Ela é um núcleo de informações, além de um local agradável, com um rico acervo de livros e mídias educativas para o enriquecimento dos trabalhos pedagógicos. É um ambiente vivo, onde os alunos têm liberdade de escolha e são incentivados à leitura e à pesquisa. Acreditamos que, por esse canal, formaremos indivíduos preparados, que, após as leituras, construam conhecimentos, proponham atitudes e analisem valores, aguçando e refinando seu modo de perceber e atuar na vida.

Esse espaço privilegiado é um local de estudo e leitura. A Biblioteca da Unidade 2 está aberta diariamente, no horário de aulas, tanto para realização de pesquisas, quanto para empréstimos e leitura. Salientamos que a permanência de terceiros na Biblioteca restringe-se ao horário das 12h às 13h10 (Unidade 2 - Ensino Fundamental e Médio). 

Seguem, abaixo, instruções relacionadas ao empréstimo de livros no colégio:

  • O aluno terá um prazo de oito (8) dias para devolver o livro. Haverá possibilidade de renovação, desde que não tenha sido feita nenhuma reserva;

  • Ocorrendo atraso na devolução do livro, os pais receberão um comunicado e serão, portanto, incubidos da responsabilidade sobre a devolução;

  • A perda ou o dano do livro emprestado implica a responsabilidade e o compromisso do aluno em substituí-lo, entregando outro livro (em bom estado) que pode ser do mesmo título do anterior, um similar no gênero ou outro indicado pela bibliotecária. Enquanto a situação não for regularizada, o aluno ficará impossibilitado de realizar novas retiradas.

EXCURSÕES PEDAGÓGICAS

 

Acreditamos que toda aprendizagem precisa ser significativa, e dar sentido aos objetos de estudo é algo que também acontece fora dos muros do Colégio. Nessa perspectiva, promovemos excursões pedagógicas das quais o aluno é convidado a participar e ampliar, assim, o espaço da sala de aula para um contexto mais abrangente, que favorece a expansão dos conhecimentos sobre os temas estudados. O local de cada aula-passeio é antecipadamente divulgado e a autorização para essas saídas é emitida pelos responsáveis em circular enviada pela escola. O pagamento do valor referente ao passeio deve ser realizado no Setor Financeiro, até 02 (dois) dias antes da data do passeio. Caso haja objeção da ida do seu filho às aulas-passeio, a família deverá enviar um comunicado ao coordenador pedagógico e, no dia previsto para a aula citada, o aluno não deverá comparecer ao Colégio.


VIAGENS PARTICULARES NO PERÍODO LETIVO 

O aluno que viajar, no período regular de aulas, não terá direito ao abono da falta nem à realização das provas que estiverem agendadas. As atividades perdidas serão oportunizadas no período das provas de nova oportunidade. Caso o aluno, após a realização das atividades, precise de recuperação, não terá direito, pois utilizou o calendário para realizar a atividade aplicada no período da viagem. O aluno terá sua nota dividida pelo número de instrumentos realizados no âmbito de cada disciplina. Enfatizamos, com isso, que a opção por viagens, no período de aulas, é uma escolha dos pais e responsabilidade desses, isentando o Colégio de qualquer ônus relativo ao prejuízo acadêmico para o aluno decorrente da decisão familiar.


FARDAMENTO ESCOLAR

O uso do fardamento CFC é obrigatório para todos os alunos, inclusive nos períodos de novas oportunidades, segundas chamadas, provas finais e contraturno. Do mesmo modo, o item “máscara” passou a ser de uso obrigatório dentro do ambiente escolar.

Na Educação Infantil, é obrigatório o uso de camisa ou camiseta; short, short-saia, bermuda ou calça da farda do Colégio. Além disso, é obrigatório o uso de tênis nos dias de aulas de Corpo e Movimento. Recomendamos que o fardamento seja marcado com o nome e o sobrenome para facilitar a identificação do aluno. 

 

O fardamento utilizado nos dias da oficina de esporte (Futsal) será liberado em seus respectivos dias. 

No Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano), é obrigatório o uso de camisa ou camiseta; short, short-saia, bermuda, calça legging CFC (feminina) ou calça helanca CFC (masculina) e tênis. É terminantemente proibido o uso de sandálias, chinelos, crocs e customização de fardamento. O aluno só poderá realizar aula de Educação Física com o uniforme completo (colete e tênis). 

O fardamento utilizado nos dias das oficinas de esportes será liberado em seus respectivos dias. 

As únicas camisas de campanhas liberadas para uso durante as aulas são as dos Jogos Internos e da Festa da Família.

No Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e no Ensino Médio, é obrigatório o uso de camisa; short ciclista feminino (para uso restrito no horário de aula de educação física), short helanca masculino (para uso restrito no horário de aula de educação física); tênis; calça jeans azul tradicional, calça legging CFC (feminina) ou calça helanca CFC (masculina). O aluno só poderá realizar aula de Educação Física com o uniforme completo (colete e tênis). O uso de calças com rasgões não será permitido. É terminantemente proibido o uso de sandálias e chinelos. 

As camisas de futsal, basquete e vôlei do CFC, nos dias das oficinas de esportes, serão liberadas. 

 

As únicas camisas de campanhas liberadas para uso durante as aulas são as das Olimpíadas e da Festa da Família.

AVISO: Não poderão assistir às aulas os alunos que não seguirem as orientações do Colégio sobre o uso do fardamento.

AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

As aulas de Educação Física são obrigatórias, inclusive para o Ensino Médio, conforme a Lei 7.377 de 30/09/1985, complementada pela lei 9.261 de 10/01/1996 e Resolução nº 24 de 20/11/1985 do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco. 
O aluno que é atleta, caso precise se ausentar no período de atividades avaliativas, deverá apresentar documento da competição para que a sua falta seja justificada e o Colégio oportunizará novo calendário para realização das atividades citadas acima. 


A FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCATIVO E A COMUNICAÇÃO ENTRE A CASA E O COLÉGIO

 

O Colégio Fazer Crescer é um dos agentes educativos que atua na sociedade para favorecer o desenvolvimento pessoal e integral de seus alunos, tendo a família como uma forte aliada, por meio de:

  • Entrevista com os pais de novos alunos;

  • Escola de Pais;

  • Módulos Informativos - reuniões dirigidas pelo professor regente, sobre o fazer pedagógico do Colégio, por série;

  • Reuniões sobre assuntos específicos propostos pela escola ou pelos pais;

  • Informes Avaliativos;

  • Questionário de avaliação dirigido aos pais que permite ajustes importantes, tanto em aspectos pedagógicos quanto funcionais.

Para ampliar a nossa comunicação, disponibilizamos aos senhores também estes canais:

  • E-mail;

  • Aplicativo eduCONNECT;

  • Plataforma Google for Education;

  • Aplicativo de Geolocalização - School Guardian;

  • Site do CFC – www.cfcsmartschool.com.br;

  • Redes Sociais CFC: fazercrescer (facebook e Instagram), cfcvirtual (twitter e youtube).
     

 
AVALIAÇÃO

 

A avaliação é um elemento fundamental, indispensável e intrínseco ao processo de ensino-aprendizagem que, em nossa prática, ocorre de forma diagnóstica, reguladora, somativa e formativa, considerando diversas  situações didáticas. A avaliação é, portanto, um instrumento educativo. Além de informar sobre como está o aluno, oportuniza a reflexão e o aperfeiçoamento da prática pedagógica.

INFORME AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

Maternais 1 e 2, Grupos 1, 2 e 3 - O informe avaliativo contemplará campos de experiências distribuídos por grupos etários. Os conceitos registrados serão obtidos por meio de observação, anotações do professor e análise da produção de cada aluno. O informe será enviado semestralmente para cada família.

 

Destacamos que os pais ou resṕosnsáveis pelos alunos, poderão ser chamados pelos professores, coordenação pedagógica e SOPE para tratar de assuntos referentes aos processos de ensino-aprendizagem e socioemocional de seu filho. Caso julguem necessário, têm pleno espaço para procurar a equipe técnica pedagógica.

INFORME AVALIATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 (1º ao 5º ano)

No Ensino Fundamental 1, os informes avaliativos são trimestrais, contemplando os processos de notas das diversas áreas de conhecimento. Os alunos que não atingirem a média, terão novas oportunidades de avaliação, paralelamente ao período do trimestre. 

 

Destacamos que os pais ou responsáveis pelos alunos, poderão ser chamados pelos professores, coordenação pedagógica e SOPE para tratar de assuntos referentes ao processo de ensino-aprendizagem e socioemocional de seu filho. Caso julguem necessário, têm pleno espaço para procurar a equipe técnica pedagógica.

INFORME AVALIATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL 2 (6º ao 9º Ano) E ENSINO MÉDIO

Os informes avaliativos ocorrem trimestralmente, contemplando as diversas áreas. O processo avaliativo será enriquecido com a autoavaliação do aluno a fim de que ele possa refletir sobre sua aprendizagem e oferecer elementos para o professor repensar suas ações educativas. Os alunos que não atingirem a média no decorrer do trimestre terão novas oportunidades de avaliação ao final desse período. Os alunos que chegarem atrasados somente poderão realizar a prova naquele dia, caso nenhum outro aluno tenha se ausentado ainda da sala. 

 

SEGUNDA CHAMADA (PARCIAIS E TRIMESTRAIS) - Trecho do Regimento Escolar: Art. 40 - Ao aluno que faltar uma das avaliações pré-fixadas, será oferecida a possibilidade de fazer a 2ª (segunda) chamada mediante requerimento e justificativa comprobatória no prazo de 72h; entendendo-se como justificativas os seguintes casos: falecimento na família, doença (comprovada por atestado médico), competições que choquem com os horários de aula e atividades relacionadas ao Serviço Militar. As datas pré-fixadas correspondem aos calendários de avaliação previamente enviados. É importante lembrar que os conteúdos da prova de segunda chamada  contemplarão toda a unidade de estudo.

Qualquer situação que extrapole a regra acima deverá ser comunicada  ao coordenador  para que o mesmo possa reavaliar as situações.

SOLICITAÇÃO PARA A REVISÃO DE PROVAS

O aluno tem direito de solicitar a revisão de sua prova até 72 horas após recebê-la. Depois desse prazo, fica indeferida sua solicitação.


SIMULADOS AOS SÁBADOS

Os Simulados obedecerão as datas previstas no cronograma anual e são instrumentos avaliativos obrigatórios. Os portões do CFC são fechados às 7h30min, horário em que se inicia a prova. A orientação é que todos cheguem às 7h10min a fim de evitar transtornos. Não será permitida a entrada dos alunos após o horário estipulado acima. Os alunos devem vir devidamente fardados e os que não acatarem essa norma não poderão realizar a prova. A ausência nos Simulados, sem que seja apresentado um atestado médico, em 72 horas, implica a divisão da nota pelo número de instrumentos realizados no âmbito da disciplina. Não há segunda chamada de simulados.

DISCIPLINA NO COLÉGIO

Na prática da cidadania, todos têm direitos e deveres. Dessa forma, o Colégio busca promover a formação do seu aluno, favorecendo a internalização de valores morais e ético-cristãos indispensáveis à vida em sociedade. 

DIREITOS DOS ALUNOS

  • Ser tratado sem qualquer discriminação de raça, credo, classe, saúde, convicção político-ideológica;

  • Ter conhecimento de como funciona o Colégio e quais as suas normas;

  • Ter informações devidas quanto ao funcionamento das diferentes atividades escolares, como também do sistema de avaliação, a fim de que possa participar com melhor clareza do processo educativo;

  • Ter acesso às diversas dependências do Colégio, quando autorizado, obedecendo às normas e horários;

  • Receber orientações e acompanhamento que o ajudem a crescer como estudante;

  • Participar das atividades promovidas pelo Colégio;

  • Construir conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes para atuar na sociedade de forma ética e justa.

DEVERES DOS ALUNOS

 

  • Ser assíduo e pontual nas atividades escolares, tanto as de sala quanto as extras;

  • Respeitar toda a equipe do Colégio, incluindo os outros alunos e seus familiares, tanto física como verbalmente;

  • Não usar linguagem inadequada (palavrões e termos que depreciam a imagem do outro);

  • Respeitar e acatar as normas disciplinares do Colégio;

  • Trazer os materiais necessários para as aulas, tendo plena responsabilidade em conservá-los;

  • Manter o espaço escolar limpo, conservando todo o material de uso coletivo;

  • Participar, com compromisso e de forma ativa, da construção de sua aprendizagem;

  • Cuidar de seu material e objetos pessoais. Em caso de perda, a responsabilidade é do aluno;

  • Entregar em dia as atividades e trabalhos solicitados pelos professores, caso contrário, ocorrerá redução de sua nota;

  • Usar o fardamento completo exigido pelo Colégio;

  • Não trazer para o Colégio bebida alcoólica, fumo ou qualquer substância que comprometa a sua saúde;

  • Não é autorizado namorar nas dependências do Colégio, pois não é permitido contato físico;

  • Conservar o patrimônio do Colégio, como também os materiais dos colegas;

  • Informar previamente, por meio de autorização por escrito dos pais ou responsáveis, as saídas do Colégio;

  • Não fazer qualquer tipo de comércio, como venda de ingressos, rifas, alimentos, entre outros, sem autorização prévia ou utilizando a imagem do Colégio;

  • Zelar pelo nome e imagem do CFC não os associando a atitudes ou comportamentos inadequados;

  • Permanecer em sala durante o período de aula;

  • Não entrar ou sair da sala sem a autorização do professor;

  • Utilizar as salas de aula apenas com a presença do professor;

  • Cumprir a Lei Nº 17.837/2012 (referente à proibição do uso de celular, iPod, fones de ouvidos e outros em sala de aula fora do contexto pedagógico);

  • Não portar celular, em dias de prova, sob pena de ter sua nota zerada;

  • Não filmar ou tirar foto no ambiente escolar e exibir esse conteúdo em qualquer mídia;

  • Não acessar, no celular, Ipad etc., conteúdos pornográficos ou quaisquer outros que sejam proibidos ou impróprios para menores;

  • Usar, devidamente, (sob responsabilidade dos pais) as redes sociais (Facebook, Twitter e Youtube e também aplicativos como WhatsApp e similares).

DEVERES DOS PAIS

  • Acatar as normas e regras de funcionamento da Instituição;

  • Manter atualizado o cadastro do aluno;

  • Respeitar a equipe do CFC, da direção à portaria;

  • Identificar-se na entrada da escola após o início das aulas (Lei nº 14.617/2012);

  • Não coagir, intervir e se dirigir aos alunos durante e após situações de conflitos entre colegas;

  • Respeitar o horário de expediente do Colégio;

  • Respeitar o espaço escolar, em especial a sala de aula;

  • Participar das reuniões e eventos pedagógicos promovidos pela escola;

  • Obedecer às regras de trânsito, destacando, não estacionar nos portões dos vizinhos nem na baia de embarque e desembarque do Colégio;

  • Não fumar no Colégio ou fazer uso de qualquer droga lícita ou ilícita;

  • Retirar o aluno de sala de aula apenas com autorização da disciplina ou coordenação;

  • Verificar semanalmente, na mochila de seu(s) filho(s), a presença de algum material que não lhe pertença ou objetos que põem em risco a integridade física das pessoas;

  • Fazer o acompanhamento diário das tarefas escolares de seu(s) filho(s);

  • Acompanhar o desempenho do aluno, monitorando cadernos, provas, trabalhos e boletins;

  • Verificar a assiduidade e contribuir na pontualidade do seu filho;

  • Fornecer ao professor todos os dados que sejam importantes para um conhecimento mais completo do aluno;

  • Solicitar reunião com a coordenação, SOPE ou professores, caso se faça necessário;

  • Fazer valer a Lei nº 17.837/2012, referente à proibição do uso do celular em ambiente escolar;

  • Não mandar para escola o filho doente, com sintomas de febre, vômito, náuseas e/ou diarreia, mesmo após medicado em casa;

  • Atender imediatamente ao chamado da escola, caso o aluno apresente febre, diarreia, náuseas, vômitos e outros sintomas;

  • Responder pelo uso indevido de redes sociais e aplicativos, como também do(s) seu(s) filho(s), caso ocorram crimes de calúnia, injúria, difamação, ameaças, uso inadequado da imagem ou qualquer situação que deprecie alguém ou a instituição;

  • Em caso de envio de lanche para o aluno, respeitar a proposta da escola de alimentação saudável e as regras de biossegurança estabelecidas pelo protocolo de enfrentamento da Covid-19.

 
 
HORÁRIOS NOTURNOS

Não é permitida a presença de alunos no colégio durante os períodos noturnos após 40 minutos do encerramento das atividades e nos dias em que realizamos as Reuniões de Pais. Circular e brincar desacompanhados de adultos nesses momentos, além de ser desaconselhável para a segurança dos alunos, prejudica o serviço de manutenção e limpeza realizado no período noturno.

 
 
CONTROLE DE ENTRADA E SAÍDA

Nos horários de entrada e saída dos alunos, os porteiros e disciplinadores controlam o fluxo obedecendo às normas de segurança do Colégio, que devem ser cumpridas por todos, tanto alunos, como pais e funcionários. 

Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2

Atualmente, para a Educação Infantil ao Fundamental 2, dispomos de um aplicativo de segurança e geolocalização denominado School Guardian, o antigo Filho sem Fila. Com ele, os pais avisam à escola que estão a caminho e o aluno é preparado para ser retirado pelo portador. Além disso, o School Guardian é o canal por meio do qual os pais autorizam a saída dos alunos por terceiros. 

http://bit.ly/TutorialSchoolGuardian

Lembrando que só será permitida a saída do aluno com os pais ou portadores devidamente autorizados pela família por meio do aplicativo School Guardian.

 

Ensino Médio

No início do ano letivo, os pais devem preencher um formulário de autorização de saída para o aluno sair desacompanhado da escola ou com terceiros.  Esse formulário encontra-se disponível no SAE.

 
 
ATRASOS

Educação Infantil

O aluno será conduzido até a sala de aula por um auxiliar ou disciplinador que estiver na área externa ou no pátio. Não é permitida a entrada dos portadores em sala de aula, com o objetivo de não comprometer a rotina escolar e garantir a segurança dos alunos.

Ensino Fundamental (1º ao 3º Ano)

As aulas terão início às 7h30min(manhã) e às 13h30min(tarde), com 10 minutos de tolerância em cada turno. A partir das 7h40min e das 13h40min, o aluno que chegar atrasado receberá um carimbo na agenda e será conduzido para a sala de aula. Serão permitidos, no máximo, 2 (dois) atrasos por mês. Caso o aluno se atrase outra vez, perderá a primeira aula. Salvo se apresentar atestado médico. No início de cada mês, inicia-se uma nova contagem.

Ensino Fundamental (4º e 5º Ano)

As aulas terão início às 7h30min(manhã) e às 13h30min(tarde), com 10 minutos de tolerância em cada turno. A partir das 7h40min e das 13h40min, o aluno que chegar atrasado perde a primeira aula, podendo entrar apenas no horário da segunda. Caso o aluno tenha 3 atrasos na semana, os pais serão informados e, na reincidência, ele será encaminhado para casa. Além disso, a entrada na escola após o horário de início da segunda aula (8h20min - manhã ou 14h20min - tarde) apenas ocorrerá mediante autorização da coordenação.

Pedimos que observem seriamente o horário estabelecido a fim de que o aluno não seja prejudicado em sua aprendizagem.


Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e Ensino Médio 

As aulas terão início às 7h10min (manhã) ou às 13h10min (tarde), com 10 minutos de tolerância em cada turno. A partir das 7h20min ou 13h20min, o aluno perderá a primeira aula, podendo entrar apenas no horário da segunda. Pedimos que observem seriamente o horário estabelecido a fim de que o aluno não seja prejudicado em sua aprendizagem. Caso o aluno tenha 3 atrasos na semana, os pais serão informados e, na reincidência, ele será encaminhado para casa. Além disso, a entrada na escola após o horário de início da segunda aula (8h - manhã ou 14h - tarde) apenas ocorrerá mediante autorização da coordenação.


MEDIDAS DISCIPLINARES TOMADAS PELO COLÉGIO

  • Advertência por escrito: poderá ser feita pelo SAE e/ou coordenação do colégio;

  • Saída da sala para Coordenação Pedagógica/SOPE: ocorrerá quando o aluno mantiver um comportamento inadequado (palavrões, brincadeiras dispersivas e provocativas) e as intervenções do professor não surtirem o efeito desejado, como também em caso de agressão física e/ou verbal;

  • Depois de esgotadas as intervenções feitas em sala pelo professor ou SAE de pátio, o aluno será encaminhado à Coordenação Pedagógica/SOPE. Repetida a atitude de indisciplina, os pais serão chamados.

Medidas disciplinares mais rígidas acontecerão quando o aluno:
  • Depredar intencionalmente o patrimônio do Colégio ou objetos dos colegas;

  • Apresentar comportamento que envolva agressão física e/ou verbal;

  • Sair da sala três vezes ou mais, mesmo que isso aconteça em aulas de diferentes professores;

  • Faltar com respeito às autoridades constituídas do CFC;

  • Usar indevidamente as redes sociais/aplicativos/sites, dentre outros recursos tecnológicos.

SAÚDE E MEDICAMENTOS 

Conforme orientações da Secretaria Executiva de Vigilância à Saúde da Prefeitura do Recife, a respeito da ministração de medicamentos no colégio, não cabe aos estabelecimentos de ensino manter estoque de medicamentos para uso dos alunos, bem como não é recomendada a ministração de medicamentos em dependências escolares. 

 

Nesse quesito, o procedimento adotado pelo Colégio, quando o aluno apresentar mal estar, em horário de aula, será comunicar aos pais ou responsáveis, por meio de telefonema, sobre o estado de saúde do aluno e, de imediato, solicitar para vir buscá-lo. Da mesma forma, em caso de acidentes, entraremos em contato com a família e, com o devido consentimento, levaremos o aluno para a emergência mais próxima ao colégio ou para o hospital de sua preferência.

 

Ressaltamos a importância da atualização dos dados telefônicos que constam na ficha cadastral do aluno.

Medicamentos no colégio

Dos alunos que estão em tratamento de saúde e necessitam tomar algum medicamento, em horário de aulas, serão exigidos:

  • O medicamento em embalagem original e identificado pelo nome do aluno;

  • A autorização dos pais ou responsáveis, por escrito, para ingestão do medicamento;

  • A cópia atualizada do receituário médico, com CRM, indicando o nome do aluno(a), nome do medicamento, horário e a dosagem a ser ingerida.

 

Esse medicamento deverá ser entregue ao funcionário da recepção ou disciplinador do colégio e, da mesma forma, será devolvido, evitando, assim, que o aluno tenha acesso. Não enviar o medicamento na bolsa ou mochila da criança, sem o conhecimento dos disciplinadores, coordenação e/ou do professor.

Em caso de medicamentos de USO CONTÍNUO, a receita médica deve ser atualizada a cada seis meses. Solicitamos também que estabeleçam com o médico de seu filho(a), se possível, horários que não coincidam com o período em que ele estiver no colégio.

Repouso

Quando o aluno apresentar gripe ou qualquer sintoma, como coriza, febre, dor de cabeça, vômito e diarreia, não deverá vir para o Colégio. Ele precisará de cuidados especiais, alimentação adequada e de descanso para recuperar a sua saúde o quanto antes.

 

Em diagnóstico confirmado de doença infectocontagiosa, o colégio deverá ser comunicado imediatamente e o aluno só deverá retornar às atividades escolares após a alta médica ou seu restabelecimento total.

Clique Aqui - PROTOCOLO BIOSSEGURANÇA

 

BRINQUEDOS NO COLÉGIO

Os alunos do Infantil e Fundamental 1 só poderão trazer brinquedos na sexta-feira. Solicitamos que os brinquedos sejam marcados com o nome e sobrenome do aluno para facilitar a identificação.

 

São terminantemente proibidos: skates, patins, skatênis, bicicletas, espadas, objetos cortantes e revólveres de brinquedos, além de jogos que estimulem a violência.

OBS.: Não nos responsabilizamos por dinheiro, brinquedos, jogos ou objetos de valor trazidos pelos alunos, mesmo com autorização dos pais ou responsáveis.

ACHADOS E PERDIDOS

O Colégio mantém um armário para guardar objetos e roupas sem identificação que foram esquecidos pelos alunos. A família que sentir falta de algum pertence poderá procurar o setor de disciplina.

Com o objetivo de que sejam resgatados regularmente, expomos esses objetos por um período que será informado aos pais via circular. Ao término desse período, esses objetos serão doados a uma instituição de caridade. 

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSARIANTES DO MÊS
Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 3º Ano)

A comemoração dos aniversariantes do mês tem como objetivo festejar, de forma simples, o evento. Serão anunciados os dias determinados para a realização dos aniversários, por meio do comunicado padronizado pelo Colégio, enviado pelo Aplicativo. 

Essa comemoração ocorrerá no horário do lanche dos alunos, com 30 minutos de duração, não sendo permitida a presença de pais ou parentes para não interferir na rotina escolar. O professor de sala será o responsável por organizar esse momento juntamente com os alunos, ficando assim, impossibilitado de fazer registros fotográficos.

 

Será encaminhado um informativo com os nomes dos aniversariantes. Os pais combinarão entre si o que deverão trazer para essa comemoração (Não autorizamos refrigerantes). Caso o aluno não possa participar da comemoração no mês do seu aniversário, essa será transferida para o mês seguinte. Lembramos que não serão permitidas comemorações em datas diferentes das estabelecidas na agenda.

A partir do 4º Ano Fundamental, os aniversários não são mais comemorados no Colégio, pois compromete a dinâmica das aulas.

 
Comemoração fora da escola

O Colégio não se responsabiliza pelas comemorações organizadas pelas famílias fora do espaço escolar. Os pais de todos os alunos que irão participar do evento, cuja saída aconteça no final dos turnos, precisam enviar, com antecedência, a autorização de saída de seus filhos.

 

Estamos à disposição para ajudar na distribuição dos convites, quando eles contemplarem todos os alunos da sala.

 
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A escola é um espaço privilegiado para promoção de bons hábitos alimentares. Por isso, sempre preocupado em ensinar aos alunos o valor da alimentação saudável, o CFC desenvolveu, para cada segmento, as seguintes propostas: 

Educação Infantil

Com o propósito de estimular os alunos, desde bem cedo, ao hábito de consumirem alimentos saudáveis, todos os alunos da Educação Infantil participam do lanche coletivo, que consiste em uma alimentação balanceada, sob orientação de uma nutricionista. Mensalmente, segue para os pais o cardápio, que pode ser adaptado para os alunos que tiverem alguma restrição ou dieta alimentar. 

Ensino Fundamental (1º ao 3º Ano)

Para os alunos do Ensino Fundamental 1 (Ecoprédio - Unidade 5), existe a opção de compra de lanches da cantina, em que são oferecidas algumas opções de combos compostos por lanches saudáveis e com valores nutricionais balanceados. Nessa proposta, o aluno tem a oportunidade de montar sua própria bandeja, que é composta por: frutas, bebidas e carboidratos - os itens possuem de duas a quatro opções para o aluno escolher. A cada dia da semana, as opções do cardápio são variadas e expostas em cartazes para que os alunos conheçam os valores nutricionais de cada alimento.

O fornecimento de lanches é terceirizado pela empresa Canteen, que atende às exigências dos órgãos da vigilância sanitária, com instalações confortáveis e modernas. Essa cantina não dispõe de almoço.

Caso a opção da família seja pelo envio de lanches na bolsa ou lancheira do aluno, precisa lembrar que essa pequena refeição não deve atrapalhar a refeição principal, nesse caso, muito cuidado com os exageros. Além disso, deve seguir o padrão de um lanche saudável, conforme proposta do CFC.

Os lanches não indicados são aqueles que incluem frituras e salgados com gorduras hidrogenadas, refrigerantes, sucos em pó, salgados chips e biscoitos recheados. Evitar também alimentos que precisem de refrigeração, como iogurtes, e nunca colocar os pacotes inteiros de biscoitos ou bolachas. Seria mais interessante caprichar no envio de frutas e sucos naturais.

Ensino Fundamental (4º ao 9º Ano) CANTEEN - UNIDADE 2

A Canteen (Unidade 2) fornece  lanches e almoços para colaboradores e alunos. Atualmente, o almoço é restrito para os alunos do 6°ao 8º Anos, nos dias de tutoria e pós-horário. 

O lanche do seu filho deverá ser comprado previamente pelos links abaixo, após cadastro no App Meep Escola.

 

ECOPRÉDIO - https://delivery.meepfood.com/canteencfcecopredio

4ºAno ao 8º Ano -  https://delivery.meepfood.com/canteencfc

Para que funcione de forma adequada e o aluno receba o lanche no horário correto, é imprescindível que os senhores identifiquem o nome e a turma da criança, no campo “observação”, na hora do pedido. 

Não será permitida a venda de lanches no horário do recreio.

Ensino Médio  (1º ao 3º Ano) DAOCA - UNIDADE 3

DaOca (Ensino Médio) fornece lanches e almoços para colaboradores e alunos. 

Para a compra do almoço, o DaOca CFC disponibiliza o aplicativo “DaOca in Box”.

Almoço saudável, com padrão de segurança. A entrega pode ser agendada por meio do link http://bit.ly/daocacfc.

 

Atualmente, o almoço é restrito para os alunos do 9° Ano Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio de pós-horário.

 

AULAS DE ÉTICA

As aulas de Ética terão como eixo norteador a Bíblia, com o objetivo de ensinar e favorecer reflexões sobre como atuar de forma íntegra na sociedade. Numa época em que padrões, valores e sentimentos estão sendo relativizados, a Bíblia é um referencial seguro, com ou princípios éticos e valores absolutos do cristianismo, indispensáveis para viver em sociedade de forma saudável.

É importante ressaltar que questões doutrinárias que privilegiem qualquer religião não serão objetivo do projeto e, sim, o desejo de que nossos alunos sejam capazes de tornarem-se agentes da construção de uma sociedade mais justa e que exerçam com responsabilidade e de forma consciente sua cidadania.

SUSTENTABILIDADE

 

Para honrar o Criador de todas as coisas é que surge a sustentabilidade do CFC. Aliado a isso, entendemos que a escola é o principal ambiente de formação e deve ser um espaço para o desenvolvimento da Educação Socioambiental, tendo um papel fundamental na construção do pensamento crítico dos alunos sobre essas questões.

 

Nessa perspectiva, o CFC inclui a temática sustentabilidade como tema transversal, perpassando toda a prática educativa.

 

Dessa forma, são promovidas ações visando à construção de uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade com a vida e com o meio ambiente, possibilitando aos alunos uma compreensão geral do quão importante são as atitudes hoje para uma vida de qualidade amanhã.

 

A proposta é um laboratório de práticas sustentáveis, como o Ecoprédio Urbano Vitalino, uma construção sustentável que utiliza alternativas eficientes, possibilitando conforto, economia dos bens naturais, eficiência no uso da energia e da água, além do reaproveitamento de materiais. Iniciativas como Gestão de Resíduos Sólidos, que envolvem os Projetos Lixo Vira Pão, Lixo Vira Adubo, E-lixo, Papa Cartão, Pilhas e Baterias,  Projeto de Horta Orgânica, Projeto Hidroponia e Repense sua Alimentação também se inscrevem na cultura sustentável  do CFC.

ATELIÊ

As novas demandas de um mundo em transformação afetam também a sala de aula. Há 5 anos, implantamos, na Educação Infantil, o projeto do Ateliê, que traz ideias inovadoras na junção de um espaço de criação e expressão por meio de diferentes linguagens: contação de histórias, arte, música e trabalhos manuais. Além disso, dispõe também de um painel sensorial no parque dos maternais e de aulas de iniciação musical para as turmas de Maternais.

SALA MAKER

O Ecoprédio e a Unidade 2 dispõe de uma maravilhosa sala Maker para os alunos do 1º ao 6º Ano. A proposta da Little Maker é uma startup que se une ao CFC para desenvolver um trabalho de qualidade, alinhado com as melhores práticas internacionais de ensino, nas quais os nossos professores, junto com os alunos, colocarão as mãos na massa em busca de soluções para diferentes desafios.


HUB

Espaço de convivência, recreação, diversão e interação entre alunos e professores.

PROJETO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE

 

A Educação Bilíngue foi implantada em nosso colégio desde as turmas dos maternais e  tem planejamento lúdico e direcionado didaticamente para o aprendizado da língua adicional (inglês) de forma contextualizada de acordo com o nosso Projeto Pedagógico. Visando à continuidade do trabalho, ampliamos a proposta até o 6º Ano do Ensino Fundamental.

PÓS-HORÁRIO FUNDAMENTAL 2

Para otimizar o processo de aprendizagem na transição dos segmentos, as turmas do 6° ao 9° Ano terão disponibilizados os serviços de tutoria de matemática e português e trilha da atualidade, nos horários divulgados pelas respectivas coordenações.

EVENTOS

CARNAVAL

A direção do Colégio não programa qualquer atividade alusiva ao carnaval, por entender que o saldo resultante das práticas dessa época (alcoolismo, drogas, liberação sexual...) é prejudicial à formação do aluno, principalmente no tocante ao aspecto moral.

Festa da Família e Sempre CFC

Promovemos a Festa da Família no primeiro semestre de cada ano. Sempre ocorre em um clube de campo, onde desfrutamos da companhia de nossos familiares por todo o dia. Esse é um dia inesquecível, em que priorizamos a família, lembrando que É UM PROJETO DE DEUS.  O Sempre CFC (evento anual que reúne os ex-alunos) passou a fazer parte da Festa da Família com o objetivo de possibilitar aos alunos o retorno ao convívio e o prazer de matar as saudades da família CFC.

Festa Cultural (Grupo 2 ao 2º Ano do Fundamental)

No mês de junho, é apresentado à comunidade CFC um espetáculo com a participação dos nossos alunos, concluindo o primeiro semestre, o qual é resultado de tempo de estudo, dedicação e empenho de todos os que se envolvem. 

Primeiras Histórias

Acontece em uma manhã ou tarde divertida, na qual os alunos do 1º Ano do Fundamental exibem suas produções literárias e autografam seu primeiro livro, oficializando, dessa forma, a entrada deles no “Mundo Letrado”.

Cantata de Natal

No fim de cada ano, o CFC promove uma cantata de Natal, na praça adotada pelo colégio, anunciando o encerramento das atividades e proclamando as boas novas de Jesus Cristo.