CURSO

Visões e Ilusões

sobre a Educação

com Pedro Dulci

cfccfccfc.png

Olhar o mundo com as lentes do Criador é admitir que Ele é o centro de tudo e a partir dEle tudo se move, inclusive a Educação.

“Porque nele vivemos,

e nos movemos, e existimos.”

At 17:28a

O curso tem por objetivo aprofundar o alicerce da cosmovisão cristã adotada pelo CFC. Sua participação é importantíssima e é com muito prazer que convidamos você para participar do evento presencial.

DATAS e HORÁRIOS

Sexta-feira, 28 de maio às 19h

Sábado, 29 de maio às 8h

  Sábado, 29 de maio 

 

Palestra 2 | Experiências educacionais

Horário: 8h
Duração: 45 min

 

Workshop | Quais são as suas visões sobre educação? O que tem te desiludido na educação? Duração: 30 min

Break: 20 min

Devolutiva: 15-20 min

 

Palestra 3 | Expressões Educacionais

Horário: 10h

Duração: 45 min

  Sexta-feira, 28 de maio  

Palestra 1 | Cuidando do Coração do Professor

Horário: 19h

Duração: 45 min

PROGRAMAÇÃO

CONTEÚDO

PALESTRA 1

Cuidando do Coração do Professor - Supra-teórico

 

Neste encontro, pensaremos e discutiremos acerca das motivações e paixões envolvidas no exercício diário da nossa profissão.

 

Nessa plenária esperamos que você explore o motivo básico do coração humano, na formação da sua cosmovisão, em seu âmbito supra-teórico e trace um caminho gracioso para que os professores que não são cristãos possam ter a sua cosmovisão confrontada, em amor, a partir da pergunta: “O que o motivou, em seu coração, para que você se tornasse professor?” Esperamos que você possa ser usado por Deus para conduzir esse momento inicial como um resgate das “paixões primeiras” e uma correção de rota, a fim de que quaisquer motivos básicos diferentes de um coração regenerado pelo evangelho venham a ser incomodados.

 

PALESTRA 2

Experiência Educacional - Pré-teórico

 

Neste encontro, discutiremos sobre algumas das nossas visões e, juntos,  identificaremos as principais ilusões que permeiam nossa compreensão sobre a educação.

 

Nessa plenária, que será seguida por um momento de reflexão em grupos, esperamos que você fale um pouco sobre as expressões ordinárias no mundo da educação. Esse é o momento em que entram, como elementos ilustrativos, as visões que normalmente são abraçadas por educadores de cosmovisões diferentes do cristianismo e que, temos expectativas em Deus, você irá expô-las como facetas de uma ilusão construída por nós na condição do pecado. Basicamente: expor, em cima das visões e ilusões sobre a educação, graciosamente, como a maneira que vemos o mundo afeta a nossa interação com a realidade e como o sonho idealizado (por vezes posto como idolatria) por alguns educadores pode ser redimido pelo evangelho. Aqui, Pedro, o nosso grande desejo é que, através de uma postura graciosa e dialogal, os professores possam ser cativados a reflexão sobre a sua experiência ordinária e venham a levantar boas discussões nos grupos.

 

PALESTRA 3

Expressões Educacionais - Teórico

 

Neste encontro, conversaremos sobre aquilo que expressamos em nossa prática docente e alguns dos limites que encontramos na formação do ser humano em sala de aula.

 

Essa plenária será a última do nosso momento junto com os professores e será na sequência da devolutiva da discussão dos grupos dos professores. Esse é o momento de ganhar a atenção daqueles que tenham pensado que toda a discussão dos outros momentos foi excessivamente teórica. Pedro, nosso objetivo claro para esse momento é que os professores sejam capazes de perceber que qualquer teoria humana sobre a educação busca apresentar uma visão total sobre a questão, porém sempre parte da limitada compreensão que o ser humano tem de si mesmo (afetado pela condição de pecado) e não esgota o plano redentor de Jesus para a humanidade. Basicamente, a nossa ideia é que os professores sejam capazes de compreender que, absolutamente, todos os referenciais teóricos sobre a educação apontaram para algumas questões em detrimento de outras e que o plano educacional ideal só existe a partir dos princípios, aplicados, do Reino de Deus.

 
 
  • Instagram

       @pedrolucasdulci

 

Graduado, Mestre e Doutorando em Filosofia (Universidade Federal de Goiás) com pesquisa em Ética e Filosofia Política Contemporânea. Graduado em Teologia (Seminário Presbiteriano Brasil Central) com foco na tradição teológica Reformada e no Neocalvinismo Holandês. Realizou um período de mobilidade no ano acadêmico de 2012-2013, na Universidade do Porto, Portugal, sob a orientação da Prof.ª Drª Eugénia Vilela Morais. Bolsista Oxford-Templeton do projeto "Latin America and The Big Questions" do Ian Ramsey Center, da Universidade de Oxford, para realizar estudos sobre o diálogo entre Ciência e Religião no Abraham Kuyper Center, da Universidade Livre de Amsterdã, Holanda, sob a supervisão do prof. Dr. Gerrit Glas.

 

Tem experiência nos temas de Filosofia Política de Giorgio Agamben, Slavoj Zizek, Michel Foucault, Walter Benjamin, em questões de gênero, sexo e sexualidade em Judith Butler, na Teologia Pública de Abraham Kuyper e Dietrich Bonhoeffer, na Filosofia Reformacional de Herman Dooyeweerd, Hendrik van Riessen e Egbert Schuurman.

SOBRE PEDRO DULCI